E-learning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E-learning
Introdução
O e-learning está inserido em um dos meios de ensino à distância em que, docentes e alunos estão distantes temporal e espacialmente. Podemos ter dois extremos de tempo e espaço em que professor e aluno, ensino e aprendizagem, interagem em tempo real e mesma cidade ou, dias/meses/anos de diferença entre o momento em que foi ensinado e o momento em que o aluno recebe oensino, em países diferentes. Como também podemos ter a interação de professor/aluno em países diferentes, mas em tempo real, ou em uma mesma cidade, mas com bom tempo já decorrido desde o ensino. Enfim, ‘n’ combinações de aprendizado que nos dias de hoje é cada vez mais utilizado devido ao avanço da tecnologia, consequentemente, das várias possibilidades de se ter acesso ao e-learning
CONTEÚDO
Emum primeiro momento, o ensino à distância era realizado apenas por meio de correspondência. Alunos e professores faziam “rotatividade” de livros, rascunhos, anotações e etc.
Em um segundo momento, com o advento do rádio e em seguida da televisão, expande-se um leque de opções para o ensino, por um custo mais barato e já não havendo tanta barreira sobre tempo e espaço.
Em um terceiro momento háuma quebra total de paradigmas. O surgimento do computador encurta o caminho professor/aluno, diminui diferenças sociais e psicológicas, deixando todos em um mesmo patamar, com múltiplas facilidades.
Em um quarto temos uma revolução ainda maior do que a do computador, a internet. Ela permite que um aluno ouça e veja em tempo real à uma aula, seja em um bairro próximo, outra cidade, país oucontinente. Também permitindo acesso a dados não só atuais, como muito antigos, tendo-se então um acervo ilimitado de informações.
O e-learning(aulas virtuais) é uma conquista muito comemorada por alunos, que não devem agradecer apenas à professores, mas também à quem tem participação intensa e direta: consultores pedagógicos e à webdesigners/programadores. Com muita informação a respeito, cursos evontade de realizar por si próprio, alguns educadores fazem todo o processo. Mas muitos ainda recorrem à profissionais da área, não sendo então somente o professor responsável pelo processo. Estes e outros avanços da tecnologia tornaram praticamente inexistente a barreira pedagógica, a distância, o tempo e o isolamento, proporcionando uma quebra de paradigmas, expandindo o conceito de aula, de apenassala-professor-aluno, e dando uma imensa dimensão ao aprendizado.
Não necessariamente um professor dando aula para estudantes, o e-learning é muito utilizado também por empresas, que através de instrutores economizam dinheiro e tempo treinando seus funcionários em qualquer lugar do mundo por meio da internet. Aprendizado o qual é de extrema dinamicidade, podendo utilizar: textos, imagens, salade bate-papo, e-mail, links para fontes externas de informações, vídeos, teleconferências, e etc.
Uma das várias vantagens do e-learning, fora as já mencionadas, é sem dúvida a proporção que tem a partir do momento em que é lançada na rede. Quebra a barreira das 4 paredes. Posso tem acesso ao conhecimento em casa no computador, no shopping através da rede wireless no notebook, iped, tablet ousmatphone. Não sou obrigado a estar em “aula” na hora exata. Tenho a comodidade de aprender no momento em que posso, quando estou livre, antes de dormir, eu faço o meu horário de aula. Também não existe a dificuldade do professor/instrutor em transmitir conhecimento por conversa de aluno, não vai se sentir desmotivado por apenas alguns estarem prestando atenção, não há situação em que os alunos quequerem aprender sentem-se prejudicados pelos que não querem, não há o perigo de alguns não assistirem aula por já haver uma quantidade máxima. Enfim, são vários os pontos positivos.
Mas nem tudo são flores no e-learning. É claro que uma aula via internet não é a mesma coisa de estar ‘in loco’ com um professor/instrutor. Alguns alegam que isso é ruim, que afasta as pessoas (opinião que é um tanto...
tracking img