Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
: ciência que estuda os medicamentos.
A origem das doenças, até os filósofos gregos, era quase sempre atribuída às causas
sobrenaturais como castigo dos deuses ou infringida poroutrem sob a forma de intenções
ruins com o “mau-olhado”

“nasceu com a filosofia grega”
□ Fármaco: deriva do termo grego phárn, que tanto pode significar veneno como remédio. Naterminologia farmacêutica fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedade farmacológica, com a propriedades de modificar uma função fisiológicaexistente.
□ Medicamento: (do latim medicamentum, “remedio”) é produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstic.
□Remédio: ( do latim remedium “ aquilo que cura” ) tem sentido mais amplo que medicamento; compreende tudo aquilo que é usado para curar uma doença, usado com intenção benéfica.
Forma farmacêuticaSólida semi sólida
Liquida
Gasosa
Forma sólida
Comprimido
Cápsula
Suposutorio
Pós

Forma semi sólida
Pomada
Creme
Géis
Pastas
Loção
liquida
Xaropes
Injetáveis
Soluções
GasosaAerossóis
Splay
Cápsulas
□ É constituído de invólucro de gelatina com medicamento internamente de forma sólida, semilíquida ou liquida, sendo usada para facilitar a deglutição e a liberação domedicamento na cavidade gástrica
□ Comprimido
□ É o pó comprimido com um formato próprio, sendo redondo ou ovulado, podem trazer uma marca, como sulcos que facilitam suadivisão em partes.
□ Drageas
□ O comprimido é revestido por uma solução de queratina composta por açúcar e corante, proporcionando melhora na sualiberação entérica, sendo usado para facilitar a deglutição e evitar sabor e odor característicos do medicamento
□ Emulsão
□ É composto por dois tipos de líquido...
tracking img