Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-introdução

 

O estudo exposto tem como objetivo relatar as teorias positivista, marxista e funcionalista, tendo a definição de cada teoria para melhor entendê-las, e os motivos que influenciaram para a criação de cada uma.
Para o Positivismo sua crença era na observação dos fenômenos opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, o marxismo acreditava que o homem por ter uma capacidade deprodução e desenvolvimento se diferenciava do animal, enquanto que no funcionalismo cada ser tem sua função na sociedade para considerar que uma sociedade estava caminhando bem, a desordem não podia fazer parte dela.


POSITIVISMO

Contexto histórico

O positivismo é uma forma de pensamento social que surgiu na transição do período feudal e o capitalismo no berço de uma economia, que deagrícola passa ser urbana descentralizada agora monárquica, além das instalações das novas classes sociais, com a consolidação da burguesia, o qual trouxe o surgimento proletário que caracterizou o inicio da Revolução Industrial responsável pela expansão territorial dos países europeus, porém, à medida que o progresso crescia, ocorriam mais problemas sociais, resultado da mão-de-obra humana escrava poraqueles que obtinham o capital, o que ocasionaram revoltas e surgimento de alguns movimentos oposicionistas, levando a um grande caos social. Com propósito de organizar essa situação surge a Sociologia Positivista. 

Percursor: Augusto Comte

Características: Visava uma reforma social através da ciência, defendia em sua tese que a física social era uma ciência que poderia reformar asociedade. Afirmava ser a ciência positiva das questões sociais; campanha contra o pensamento subjetivista- busca do rigor empírico e da coerência teórica; concepção da atividade científica como cumulativa e progressiva.

Conceitos elaborados: Reorganização definitiva e ideal de sociedade, onde fala da sociedade de sua época ( século XIX). Comte afirma que a sociedade, apesar de ter amadurecido, chegounum momento em que não tinha outra saída: ou se extingue ou se reorganiza; A Lei dos Três Estados, onde afirma que nos tempos antigos passamos pelo Estado Teológico, na Idade Moderna pelo Estado Metafísico e no presente pelo Estado Positivo ou científico, sendo que o primeiro é transitório, o segundo provisório e o terceiro definitivo; A evolução do saber, onde afirma que a evolução do saber não éharmônica, mas desigual; A religião da humanidade, onde afirma que religião e teologia não são a mesma coisa, pois a teologia refere-se a entidades sobrenaturais e a crenças, e a religião refere-se ao estado de unidade humana( psicológica, espiritual, etc.).

Pressupostos teóricos Para fundamentar seus pressupostos teóricos, o positivismo utilizou-se de objetos do estudo científicos: observação,coleta de dados, análise, busca das causas e das relações dos fatos, que se justificam por implicações externas (o meio) sobre o homem.
 
MARXISMO
 
Contexto histórico: O marxismo se passou na década de 40, no século XIX,na época das conjunturas revolucionárias e no período que a revolução industrial estava acabando. Sua crença está focada na transformação contínua, através das coisas que nãopermaneciam iguais, contribuindo para uma nova abordagem do conflito, da relação entre consciência e realidade e da dinâmica histórica.  
Percursor: Karl Marx

Características: Para o marxismo, nada estava pronto, acabado, sempre em constante mudança,e essas mudanças traziam consigo a possibilidade da transformação, evoluções, progressos no campo do trabalhador. Idealizava uma sociedade justa,equilibrada, para ele, o capitalismo não passava de uma grande injustiça social.

Conceitos elaborados: Marx elaborou alguns conceitos que estão presentes na historigrafia Marxista. Entre eles estão: o materialismo histórico, conhecido também como materialismo dialético, onde afirma que tudo está em processo, nada é permanente; Mais- valia, que é o valor excedente produzido pelo operário;...
tracking img