Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Acauã de Carvalho Izipetto nª1

O Positivismo no Brasil

Nova Odessa
Acauã de Carvalho Izipetto nª1

O Positivismo no Brasil
Trabalhoapresentado para avaliação Bimestral
da disciplina de Sociologia, ministrada pelo
professor Claudinei, do 3ª ano

Nova Odessa

˚A moralconsiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas.˚
Auguste Comte

Sumario

Positivismo…………………………………………………………………………...5

Positivismo no Brasil………………………………………………………………..6Conclusão…………………………………………………………………………….7

Positivismo

O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que começou a atribuir fatoreshumanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. Segundo Henry Myers (1966), o "Positivismo é a visão de que o inquérito científico sérionão deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação".
Emoutras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem,como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha depensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que omundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.

Positivismo no Brasil

O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo...
tracking img