Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Positivismo, “Historiografia Positivista” e História do Direito

O positivismo é um dos pilares da ciência (do Direito) moderna. Nascido no séc. XIX, o positivismo apresenta uma confiança nacapacidade de fazer uma ciência pura de fato.
O positivismo de cada área (filosófico, sociológico, histórico, jurídico) representa formas diversas de positivismos que, muitas vezes, não dialogam.
Segundoo autor, existe uma relação de dependência entre os pressupostos epistemológicos (filosófico, relação sujeito-objeto) do positivismo  pressupostos do positivismo nas ciências humanas  pressupostoshistóricos do positivismo.
Pressupostos epistemológicos do Positivismo:
i) A realidade é dotada de exterioridade: a realidade é exterior ao sujeito, ela independe do sujeito. O realismo (onde sesitua o positivismo) promove a relevância do objeto, o idealismo acentua o sujeito
ii) O conhecimento é representação do real: O conhecimento deve apenas refletir as características do objeto (deve sercomo um espelho e não como um pintura), sem qualquer contaminação subjetiva.
iii) Há uma dualidade entre fatos e valores: há uma necessidade de separação entre fatos e valores. A “cientificidade” doprocesso deve evitar qualquer contaminação dos valores (sujeito), isolando a análise aos fatos (objeto).
Pressupostos do Positivismo nas ciências humanas
i) A sociedade é regida por leis naturais,eternas, imutáveis, independentes da vontade e da ação humanas, e na vida social reina uma harmonia natural. Leis absolutas regem a organização da sociedade assim como as leis invariantes da natureza(Ex.: Lei da Gravidade);
ii) A sociedade pode ser epistemologicamente assimilada pela natureza, sendo estudade pelos mesmos métodos e processos das ciências naturais: existe uma homogeneidadeepistemológica entre ciências humanas e ciências naturais, segundo o positivismo.
iii) As ciências naturais e sociais devem se limitar as explicações causais dos fenômenos de forma objetiva, neutra, livre...
tracking img