Analise dos sistemas de saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho é uma analise comparativa e critica entre os sistemas de saúde brasileiro, americano e cubano.
O mesmo aborda o sistema utilizado em cada país e em seu conteúdo o grupo de estudantes critica e opina a forma de atuação de cada sistema.

Sistema Brasileiro

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado pela constituição federal de1988 com a finalidade de deter adesigualdade no auxilio a saúde da população.
O SUS é um atendimento publico a qualquer cidadão sendo proibido cobrar dinheiro sobre qualquer pretexto. Faz parte deste sistema os centros e postos de saúde, hospitais (Incluindo universitários, laboratórios, hemocentros, banco de sangue), alem de fundações e institutos de pesquisa como a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz e o instituto Vital Brasil. Com estesistema de saúde todo o brasileiro tem direito a internações, consultas, exames e tratamentos nas unidades vinculados ao SUS.
O SUS é financiado com recursos arrecadados através de impostos e contribuições sociais pagos pela população.
O Sistema Único de Saúde tem a meta de promover a saúde da população, oferecendo um serviço com qualidade independente da renda de cada individuo. Este sistematrata e previne as doenças, tem o controle da qualidade de remédios, exames, alimentos, higiene e atua também com a vigilância sanitária.
O setor privado participa complementando o SUS, por meio de contratos e convênios quando a unidade publica de assistência a saúde não é suficiente para atender determinada região.
O Ministério da saúde realiza algumas ações com o objetivo de trazer a saúde paraperto do cidadão e, dar ao profissional, a especialização necessária para que ele possa exercer seu trabalho com qualidade. Em varias linhas de comunicação, como a internet, o individuo fica sabendo como o dinheiro dele e da população esta sendo investido na promoção em saúde e na qualidade de vida dos brasileiros.
Umas das principais ações é o SAMU, presta serviço à população em casos deurgências através de um atendimento móvel, realizando atendimento em qualquer lugar; residências, local de trabalho ou vias publicas. O socorro é feito após uma chamada para o telefone 192, a ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer lugar do país.
Também tem a Farmácia Popular do Brasil, que é um programa do Ministério da Saúde para que a população tenha acesso aos medicamentos mais essenciaiscom preços reduzidos e até muitos deles são distribuídos sem nenhum custo.
A saúde da família também é uma ação que atua na promoção e manutenção da saúde das pessoas, este programa foi lançado em 1993 e atende hoje 103 milhões de indivíduos. Alem de visitar as casas dos brasileiros, os profissionais da saúde fazem trabalhos educativos em escolas, creches e atendem nas unidades básicas de saúde.Uma outra ação importante é o Brasil sorridente, busca melhorar a saúde bucal dos brasileiros de todas as idades. Lançado em 2004 o Brasil Sorridente têm promovido ações para avançar na prevenção e no controle das caries em crianças, porem em adolescentes, adultos e idosos o Brasil é ainda um dos piores programas do mundo.
O Sistema único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúde domundo. Ele realiza desde o simples atendimento ambulatorial ate o transplante de órgão, garantindo acesso integral, universal e gratuito.
Este sistema precisa de muitas melhoras em seu atendimento como o caso do SAMU, muitas vezes demora horas para chegar onde o individuo necessitado se encontra e realizar o atendimento, em alguns casos quando o profissional da saúde chega ao local, o individuo jáesta sem vida.
A farmácia popular é também um sistema em que a população reclama bastante da falta de medicamentos gratuitos, e na demora para repor os mais importantes como insulinas para diabéticos e remédios para quem sofre de pressão arterial.
Comparando o SUS com outros sistemas, os brasileiros não teriam direito de reclamar de algumas ações e também não deveriam se importar quando vão a...
tracking img