Farmacologia

Páginas: 3 (608 palavras) Publicado: 4 de março de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA

Disciplina: Farmacologia básica Código: CargaHorária: 75 1. EMENTA Créditos: 05

Estudo da Farmacologia Geral e de grupos específicos de fármacos, correlacionando os mecanismos de ação e seus efeitos bioquímicos e fisiológicos; embasamento dosesquemas de administração através da farmacocinética e dos fatores capazes de influenciá-la.
2. OBJETIVOS

2.1 Geral: Propiciar ao acadêmico conhecimentos básicos de administração, absorção,distribuição, biotransformação e excreção de fármacos e suas ações bioquímicas e fisiológicas.

2.2 Objetivos Específicos:

A disciplina se propõe que o aluno seja capaz de: adquirir conhecimentosteóricos sobre farmacocinética e farmacodinâmica, necessários para seu futuro desempenho profissional; utilizar de forma metódica e eficiente as literaturas atualizadas a fim de favorecer sua atualização;formar uma conduta ética e promover o uso racional dos medicamentos através da discussão de situações problemáticas.

3. PROGRAMA 3.1. Conteúdo Programático

1. Histórico E Princípios gerais deFarmacologia 2. Vias de administração e formas farmacêuticas 3. Princípios Básicos de Farmacocinética:Processos e mecanismos que envolvem a absorção,distribuição,biotransformação e exerção de fármacos.4. Princípios de Farmacodinâmica:Aspectos moléculas da ação dos fármacos. 5. Interação farmacológica e variações a resposta de fármacos. 6. Aspectos toxicológicos de fármacos. 7. Fármacos que atuamno Sistema Nervoso Autônomo:simpatomiméticos,simpatolíticos,parasimpatomiméticos e parasimtoliticos. 8. Fármacos utilizados no tratamento da inflamação,dor e febre :Aines,fármacos usados paratratamento da gota,anti – reumáticos. 9. Fármacos que agem sobre receptores histamínicos 10. Fármacos que atuam sobre o sangue e os órgãos hematopoiéticos. 11. Quimioterapia das doenças neoplásticas. 12....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • farmacologia
  • FARMACOLOGIA
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!