Cooperativismo de credito no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cooperativismo de Crédito no Brasil

O cooperativismo no Brasil destaca-se com o Ramo Crédito onde nos destacamos com a 14ª posição no mundo em expressão no Cooperativismo de Crédito.
No Brasil ocooperativismo de crédito iniciou em Nova Petrópolis/RS, no ano de 1902 por iniciativa do Padre suíço Theodor Amstad que em conjunto com outras 19 pessoas fundou a 1ª Cooperativa de Crédito da AméricaLatina.

Logo nos primeiros anos as cooperativas espalharam-se pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil. Além das 25 cooperativas de crédito fundadas por Amstad outras foam fundadas e transformaram arealidade de muitos municípios.
.
Em 1964 por ocasião da Ditadura Militar e de uma legislação mais restritiva as cooperativas do Brasil enfrentaram duras restrições e o crescimento sustentado foiretomado apenas após importantes conquistas por ocasião da Constituição Federal de 1988 que reconheceu a importância das cooperativas de crédito.
.
Atualmente a rede de atendimento das cooperativas noBrasil representa 18% das agências bancárias do país, enquanto que os ativos totais administrados representam 2,3% do total, sendo que as cooperativas de crédito somadas ocupam a 7ª posição no rankingdo volume de ativos estando portanto entre as maiores instituições financeiras de varejo do país.

Tais números demonstram o grande desafio a ser superado pelas cooperativas brasileiras que, apesarde darem ao Brasil o 14º maior volume de ativos de instituições financeiras cooperativas no mundo, ainda possuem um mercado potencial muito grande para crescimento..________________________________________
..
Em Dez/2011 o Brasil possuía 1.273 Cooperativas de Crédito, 38 Centrais Estaduais e 4 Confederações, sendo alicerçado basicamente em 5 sistemas de crédito, sejam eles, SICOOB, SICREDI,UNICRED, e CECRED, CONFESOL (representando as centrais Cresol, Ecosol e Crenhor).

A opção por reunirem-se em sistemas é uma resposta à grande concorrência encontrada no mercado financeiro...
tracking img