Ppcp na indústria naval – estudo de caso sobre a construção do casco de uma embarcação de apoio offshore

19535 palavras 79 páginas
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO

1.1 – Cenário

O presente estudo se passa em uma indústria de construção naval, que iniciou suas atividades construindo embarcações pesqueiras de madeira, passando em seguida à construção de cascos de aço. Foi líder de seu ramo, fabricando mais de 80% da frota do Norte e Nordeste desse tipo de atividade, durante a década de 80.
No decorrer dos anos, iniciou-se a fabricação de embarcações destinadas ao apoio à exploração de petróleo, assim como rebocadores, embarcações de combate a poluição, balsas, dentre outros, o que deu início à ampliação do “mix” de produtos ofertados.
Na década de 90, a empresa entrou no mercado de luxo, passando a fabricar iates de alto padrão, competindo internacionalmente e atraindo exigentes clientes de diversas partes do mundo, principalmente EUA e Europa.
Além desses tipos de embarcações, a empresa também mantém uma boa relação com a Marinha do Brasil, tendo construído diversos modelos, inclusive Navios Patrulha, e reparado vários outros. A empresa, devido à crise na Indústria Naval que assolou os estaleiros brasileiros nas décadas de 80 e 90, vinha mantendo uma produção pequena, entregando de um a dois barcos a cada dois anos, com prazos de entrega bastante longos.
Nos últimos sete anos, porém, devido a incentivos do governo para a reativação da Indústria Naval nacional, a carteira de pedidos da empresa sofreu uma enorme expansão.
Diversos armadores, nacionais e estrangeiros, além de clientes interessados em embarcações de lazer, aumentaram suas encomendas, gerando a necessidade de construção paralela de diversos cascos, com grande variabilidade de tipos e finalidades.
Com isso, percebeu-se a necessidade de uma divisão de responsabilidades a um maior número de gestores, em contraste com a centralização de poder e decisões até então exercida em um modelo de gestão familiar.
Promoveu-se, a partir disso, uma reorganização administrativa gradual, dividindo-se a área de produção de acordo com

Relacionados