Peru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional Etip




















[pic]



















Nome: Aline Harumi Ito nº: 1 Ano: 1ºMB
Ana Carolina Assunção Scaccia D’Avelly 3
Camila dos Santos Ventura 6
Karine Newton13
Humberto 11
Laís 15
Marília Janjácomo 16
Renata Marco 25
VitóriaArtur Monteiro 29
Introdução

Este trabalho foi feito a partir de pesquisas na Internet e em livros, com o objetivo de fazer com que nós possamos aprender um pouco mais sobre os paises da América Latina e suas curiosidades. Sendo que o país selecionado para o nosso grupo foi o Peru.
O Peru que foi sede do Império Inca atéa chegada dos espanhóis, é um país muito rico em cultura e guarda sinais dessa civilização em Machu Picchu e na cidade de Cuzco, considerados patrimônios da humanidade.
Com área de 1.285215Km² e população de 28.674.757 habitantes (2007); é o 3º maior país da América do Sul. Sua principal fonte de renda é a pesca e a extração de minérios.
O turismo também é muito importante para opaís por conter muitos sinais de grandes civilizações antigas.
Possue uma culinária muito rica por conter ingredientes difíceis de serem, encontrados em outros países, a não ser no Peru por razão de sua grande diversidade climática.
O Peru possui uma grande biodiversidade por isso podemos notar uma grande preocupação em preservar áreas ambientais.História
Quando chegaram os primeiros conquistadores espanhóis, já existia no Peru uma civilização muito adiantada. O país era habitado por chinchas, quéchuas e huancas. A primeira monarquia peruana se estabeleceu no século XI com Manco Cápac, fundador do Império Inca, cuja capital foi Cuzco. Esse império chegou a ser muito poderoso e alcançou um alto grau de cultura,mas já tinha iniciado sua decadência depois do reinando de Huaina Cápac (morto em 1525), quando os espanhóis desembarcaram em Tumbes com Pizarro em 1527.
O reinato do Peru, organizado por Francisco de Toledo em meados do século XVI, converteu-se durante os seguintes 200 anos na principal fonte de riqueza para Espanha graças, entre outras coisas, às minas de prata de Potosí.
Peru foio principal bastão do poder espanhol durante o processo de independência das colônias americanas, devido a que do *virrey Abascal à frente do governo de Lima conseguiu acabar com as tentativas independentista de Equador, o Alto Peru e Chile, bem como conter ao sul da atual Bolívia aos exércitos revolucionários enviados desde Buenos Aires.
Mas a marcha de Abascal, unida aos conflitosinternos desatados a raiz da implementação das reformas liberais em Espanha e a ofensiva do general San Martín desde Chile desgastaram o poder espanhol. Depois de um breve encontro em Guayaquil San Martín se retira a Buenos Aires e Simón Bolívar finaliza sua campanha militar com a batalha de Ayacucho (1824) que pôs ponto final ao domínio espanhol em Sudamérica.
Após a independência, o Peru ealguns de seus vizinhos se engajaram em intermitentes disputas territoriais. O maior dos desentendimentos se deu com o Chile, resultando na guerra do Pacífico (1879-1883). Aliado à Bolívia, e com as forças armadas em patente desvantagem em relação às forças chilenas, o Peru acabou derrotado, perdendo a província de Arica, ao sul do país. A perda do território e a ocupação do país pelos chilenos...
tracking img