Perspectivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
















Introdução

Perspectiva é o fenômeno da ilusão que nossa percepção visual fabrica para que possamos entender a profundidade, volume e distância dos objetos. Durante o período medieval, não só a técnica representativa da perspectiva se perdeu, mas também a visão de mundo também dos indivíduos alterou-se, de forma que, grande parte do conhecimento teórico arespeito do assunto se perdeu. Foi durante o período do Renascimento (movimento cultural) que a perspectiva foi profundamente estudada e de igual maneira desvendada, abrindo o caminho para o seu estudo matemático através da Geometria Descritiva que a sistematizou. Antes da “invenção” da perspectiva no Renascimento, os artistas elaboravam suas próprias regras, eles não sentiam falta dos fundamentosmatemáticos que dariam às suas perspectivas uma lógica (criada por eles mesmos). Os romanos já haviam desenvolvido um sistema racional baseado nos princípios ópticos. Nos séculos XII à XIV, os italianos imaginavam construções empíricas, combinando observações da natureza e relações simples de proporções. No norte da Europa, os pintores resolviam aqueles problemas que os italianos se achavamimpotentes (incapazes de resolver), graças a um estudo minucioso da natureza, das cores e da luminosidade. Em meados do século XIX, quando ocorre um contato maior entre Ocidente e Oriente, o diálogo entre a arte oriental e aquela praticada no ocidente cria condições para que a própria visualidade ocidental venha a revolucionar-se: pintores ligados ao impressionismo, pós-impressionismo e ao art nouveausentir-se-ão bastante influenciados por aquilo que se chamou japonismo e abriram caminho para o desmonte da perspectiva clássica e, consequentemente, da própria forma de ver do homem.











Perspectivas

Perspectiva é a ciência da representação gráfica dos objetos com o aspecto visto por nossos olhos. A palavra perspectiva vem do latim - Perspicere (ver através de) e é arepresentação gráfica que mostra os objetos em três dimensões. O fenômeno perspéctico manifesta-se especialmente na percepção visual do ser humano, que faz com que o indivíduo perceba, por exemplo, duas linhas paralelas como retas concorrentes. Define-se a perspectiva como a projeção em uma superfície bidimensional de um determinado fenômeno tridimensional A idéia básica de um sistema de projeção é a deque existem como conjunto de elementos que possibilitam a projeção, um observador, um objeto observado e um plano de projeção. A projeção do objeto ocorrerá quando todos os seus pontos estiverem projetados em uma superfície (chamado de plano do quadro) situados em uma posição qualquer. As linhas que ligam os pontos no objeto até seus respectivos pontos projetados no quadro (chamadas de raiosprojetantes, ou simplesmente projetantes) possuem uma origem que se encontra no observador (simplificado como sendo apenas um ponto localizado no espaço). Para um ponto qualquer, a forma de se projetá-lo segundo a visão de um observador em um determinado plano é ligando o observador até o ponto com uma linha reta e estendendo-a até o quadro. Dependendo da posição do observador (que pode estarlocalizada em um ponto no espaço ou no infinito), do objeto (entre o quadro e o observador, ou antes, ou depois) e do quadro, a projeção resultante será diferente, gerando as diversas categorias de perspectivas. A perspectiva é um tipo especial de projeção, na qual é possível a medição de três eixos dimensionais em um espaço bi-dimensional. Desta forma, a perspectiva se manifesta tanto nas projeçõescilíndricas (resultando na perspectiva isométrica quando ortogonal, ou em cavaleiras quando oblíquas), quanto nas projeções cônicas (resultando em perspectivas cônicas com um ou vários pontos de fuga).


Perspectivas cônicas

As perspectivas cônicas são as mais comumente associadas à idéia de perspectiva, pois são aquelas que mais se assemelham ao fenômeno perspéctico assimilado pelo olho humano....
tracking img