A europa preocupa de novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
www.ConversaSobreEconomia.blogspot.com


Europa Preocupa, de Novo
Geraldo Galvão Brasil



De novo, ou talvez fosse melhor dizer, ainda a Europa. Não há ainda nada resolvido no chamado VelhoMundo, e aos grandes problemas econômicos que enfrenta, temos também que considerar o problema político, que não é num um pouco menor. Diversos governos já caíram desde que a crise começou, ecertamente novos ainda cairão.
Do meu ponto de vista, que gosto de ver as coisas da maneira mais simples possível, a Europa passou décadas oferecendo aos seus cidadãos muito conforto e garantias. Sempre àscustas do governo. O chamado Well Fare State. Altíssimo nível de conforto para todos. Como sempre dissemos nesse nosso cantinho, um dia chega a conta. Por quê? Esqueceram de ativar a Poupança internapara que a Economia pudesse continuar numa curva ascendente, oferecendo um número necessário de empregos para os que chegam ao mercado de trabalho. Gastaram mais do que podiam. E só vão começar aresolver os problemas quando, infelizmente fizerem os cortes necessários, em todas as áreas. Antes que alguém pense alguma coisa, vou logo dizendo que, se houver a necessária Poupança e o equivalenteInvestimento, haverá Renda e tudo o mais que os agentes econômicos desejam. A pergunta que fica é como fazer esse ajuste fiscal? Acho que é nesse sentido que os Políticos entram, negociando com a Sociedadeo nível de sacrifício que estariam dispostos a fazer, e por quanto tempo. Se por um lado sabemos que há necessidade de se investir mais na Produção, há muitas dúvidas entre os políticos de comofazer. Passaram a vida oferecendo tudo aos eleitores e agora precisam dizer que precisam tirar um pouco, para o bem de todos. Bom, mas esse é um problema da Europa.
E aqui, o que vai sobrar para nós?Dificuldade de crédito, commodities mais baratas, desvalorização do Real, problemas para fechar a conta corrente. Em outras palavras, vamos ter um crescimento menor do que precisamos e uma inflação...
tracking img