Adeus, meninos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADEUS, MENINOS.
Este é um filme que foi escrito, dirigido e produzido por Louis Malle. O filme retrata o ocorrido no colégio interno Sainte-Croix, entre o inverno de 1943-44, período no qual aFrança enfrentava grandes dificuldades devido à 2ª Guerra Mundial e a presença da Gestapo. O diretor do filme é guiado pelas lembranças de sua própria infância e cria um ambiente envolvente sobre o períodohistórico abordado.
O personagem Julien Quentin, filho de uma rica família do norte da França convive num colégio para meninos, dirigido por padres. Suas aulas parecem sem novidades até que o padreJean, diretor da instituição, aceita quatro novos alunos. Um deles, Jean Bonnet, que é da mesma idade e turma que Julien. Este fica intrigado com Bonnet, pelo fato dele ser um menino muito inteligentee introspectivo e ficar marginalizado pelo resto da classe. Depois de um tempo, eles se aproximam e criam um vínculo muito próximo de amizade. Mas, uma noite, Julien descobre que Bonnet veste umsolidéu (pequeno barrete usado na cabeça por motivos religiosos. Seu nome provém do latim soli Deo, "somente para Deus"), e reza em língua hebraica.
Algo que chamou muito minha atenção no filme foi osenso crítico do menino. Diferente dos outros garotos, ele se preocupa com a questão da morte como sendo algo que coloca o homem no fim de sua existência e mais ainda de sua memória, forma de pensarmuito diferente de antigamente, pois nem sempre foi assim. Ele questiona alguns colegas da seguinte maneira durante uma aula de exercícios: “Vocês já pensaram que nunca mais teremos este dia de novo emnossas vidas?”
Este questionamento é peculiar. O personagem adere a uma linha de pensamento historiográfico, pois está apresentando certa preocupação com a ação do homem no tempo e espaço, a mesmapreocupação seguida pela Escola dos Annales em colocar os indivíduos não documentados como importantes agentes da história. É algo que se vive uma vez, e o único modo a se transportar a ele é através...
tracking img