Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA

Psicologia humana é a ciência do comportamento e da experiência. Procura explicar porque o homem vê, pensa, sente, memoriza, esquece, fala, anda, revolta-se, imagina, etc...



TERMO PSICOLOGIA

Vem do Grego: Psico = alma / logia = estudo.




ORIGEM

1550 – Em Universidades Alemãs Felipe de Melanchthon trouxe as primeiras idéias do estudo individualizado docomportamento humano.













PERSONALIDADE

É a resultante da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares de cada pessoa.


TIPOS DE PERSONALIDADE

Paranóide, Obsessivo, Histérico, Depressivo e Anti-social.




ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA PERSONALIDADE


ID – EGO – SUPEREGOID: é a parte irracional ou animal. Procura satisfazer o impulso. É de forma inconsciente e passa desapercebido e, na maioria das vezes, nós ignoramos. Manifesta-se pelas necessidades básicas (fome, sede instinto de sobrevivência e sexualidade).







EGO: é a parte que procura manter o equilíbrio. É a nossa razão, nossa inteligência.

Serve de intermediário entre odesejo e a realidade. Decide se os impulsos do ID serão satisfeitos e de que maneira, forçando a pessoa a tomar atitudes menos imediatas e mais realistas. O EGO tenta resolver o conflito entre o ID e o SUPEREGO. Em uma pessoa normal o conflito é resolvido com êxito, mas quando o ego não consegue mais manter essa harmonia aparecem os distúrbios mentais (neuroses, psicoses, delinqüência). Serve deintermediário entre o desejo e a realidade.

Tem funções de atenção, persepção, consciência, orientação memória, pensamento linguagem, conduta, etc.






SUPEREGO: são as influências recebidas pelo grupo social, onde absorvemos idéias morais, religiosas, regras de conduta, etc... que constituem uma força em nossa personalidade interiorizando conceito de bom e mau, permitindo apessoa atuar na vida adulta em conformidade a uma lei interna de cada grupo social.












CONFLITO ID x EGO






EGO MAIS SUPEREGO – CONTÉM IMPULSOS INSTINTIVOS ID.








ID MAIS SUPEREGO – LIBERAM IMPULSOS INSTINTIVOS DO ID.




















Comportamento normal em sintonia com a realidade.Comportamento anormal ou desvirtuado ou desviante perda total ou parcial com a realidade.






REISCIDÊNCIA CRIMINAL



Uma vez parece não bastar, existirá a próxima vez?

Um estudo sobre reincidência criminal em psicopatas

 

CARMEM ARISTIMUNHA OLIVEIRA *

MARIA CRISTINA VIEWEGER DE MATTOS **

 

A sociedade tem como hábito realizar um julgamento prévio e muitasvezes errôneo de alguns crimes chocantes cometidos por indivíduos com psicopatia, buscando a solução em condenações perpétuas. No entanto, não há um entendimento do que possa estar implícito nestas atuações, atribui-se a este fato a escassez de estudos que possibilitem compreender e tratar estes indivíduos para que não voltem a reincidir.
Toda a criança necessita, além do afeto e carinhomaterno, a certeza de que aquela mãe que mesmo não estando presente em todos os momentos, vai voltar, para sanar suas necessidades. Isso se faz necessário, para que durante o seu desenvolvimento a criança possa introjetar esta mãe dentro de si e desenvolver a constância objetal.
Contudo, a tendência anti-social acaba sendo originada neste processo, onde a criança sofre uma privação desta mãe,e acabam faltando aspectos essenciais para o seu desenvolvimento. Posteriormente o indivíduo busca na sociedade alguém que possa conter estas necessidades de cuidados que não obteve nos seus primeiros momentos de vida.
No entanto, é sabido que a sociedade também não consegue conter estas necessidades, nem mesmo impor os devidos limites que estes indivíduos necessitam. É mais cômodo para...
tracking img