Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSONALIDADE
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizerque uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso, no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.
Em outras palavras, personalidade é tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
ESTUDO DA PERSONALIDADE
O objeto do estudo dapersonalidade é o comportamento individual e o seu fundamento interno. A comparação de indivíduos a respeito das diferenças de características que neles se podem apresentar indica o aspecto interindividual. E a análise de um indivíduo e das suas características em tempos diferentes ou em situações diversas assinala o aspecto intraindividual do estudo da personalidade.
O Estudo da personalidadeocupa-se dos seguintes campos principais de problemas:
Do problema de classificação, isto é, da questão sobre quais as unidades analíticas da personalidade (por exemplo, propriedades, atitudes, fatores, hábitos, papeis) que se podem e devem distinguir;
Do problema da integração e da dinâmica, quer dizer, da questão sobre quais os tipos de padrões de relação e de conexões que existem entre as unidadesanalíticas e em que medida as unidades analíticas ou o sistema individual se encontram sujeitos à constância, ou à mudança;
Do problema da análise condicional, isto é, da questão sobre quais os fatores de condicionamento de que dependem as unidades analíticas ou o sistema individual e a maneira como elas se comportam sob a variação condicional metódica (estudo experimental da personalidade).ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
O quadro freudiano compreensivo da estrutura da personalidade é subdivido em três camadas ou instâncias: O Ego, o Superego e o Id.
No sistema da topografia mental o Id, assim chamado devido à sua natureza impessoal, primitiva e desorganizada, representa o nível mais baixo, o reservatório hereditário de exigências instintivas e drásticas, ilógico e imoral, apenassubmetido ao princípio do prazer, procurando a satisfação imediata daquelas exigências e situado na linha de fronteira entre o somático e o psíquico, fornecendo tanto ao Ego como ao Superego as energias com que eles operam. É permanentemente inconsciente.
O Ego é a parte fundamentalmente consciente da personalidade humana, embora tendo também uma parte, mais profunda, inconsciente. Não existe ainda naprimeira infância. A criança não possui, a princípio, qualquer personalidade consciente, já que a consciência de si mesma se desenvolve de forma lenta. O Ego torna-se progressivamente mais forte, passando a modificar e controlar, pelo menos até certa medida, as forças instintivas e antissociais do Id. Embora não se distinguindo nitidamente do Id, o Ego procura ser normal e conformar-se com asexigências do mundo exterior e o princípio da realidade, que se supõe governar depois a pessoa adulta, amadurecida.
O Superego corresponde essencialmente à ideia tradicional de consciência. Também ele é, em grande parte, uma instância inconsciente. A consciência consciente não representa o regulador principal do comportamento moral e ético. A moralidade e o comportamento social dependemfundamentalmente da atuação invisível de códigos inconscientes que foram incutidos durante o processo de educação. O Superego tem, de acordo com a doutrina Freudiana, várias origens. Normalmente distinguem-se quatro tendo como ponto de partida que a base do Superego é a interiorização da autoridade do pai ou do seu substituto, num complexo sistema de interações e reações que envolvem as outras instâncias da...
tracking img