Como fazer uma resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caro aluno,
Com relação aos textos, tão necessários para o desenvolvimento das atividades acadêmicas de seu curso, a dificuldade de escrita também existe. Entre os gêneros textuais, os mais solicitados são o resumo e a resenha. Você já conhece o resumo, não é? Sabe produzi-lo?
Qualquer que seja sua resposta, optamos por esclarecer, agora, como redigir resenhas com a intenção de que daqui emdiante o receio de produzir o referido gênero seja substituído por determinação e vontade de aprender. Para tanto, apresentamos, também, orientações de como efetuar o referido gênero.
ORIENTAÇÕES PARA REDIGIR RESENHAS
Segundo Azevedo (1996: 31), resenha é a apreciação crítica entre determinada obra. Visa a incentivar a leitura do livro comentado e trata-se de um texto curto para publicação emperiódicos especializados.
Sabe-se, no entanto, que há resenhas que não incentivam a leitura da obra.
A resenha constitui-se de três partes que são: dados sobre a obra e o autor, resumo e crítica que não necessitam estar obrigatoriamente nesta ordem.
a) Os dados sobre a obra devem conter as seguintes informações:
• título completo da obra;
• autor ou autores da obra;
• editora/coleção de que aobra faz parte;
• data de publicação;
• número de páginas e volumes;
• divisão em capítulos e assuntos dos capítulos;
Você pode iniciar o desenvolvimento da resenha com:
• objetivo(s) da obra;
• informações sobre o autor: vida, obras e conhecimento em relação ao assunto.
b) O resumo deve apresentar a organização geral da obra, mostrando os pontos relevantes (observar orientações para redigirresumo).
c) A crítica é composta por comentários e opiniões sobre a obra resenhada que respondam aos seguintes questionamentos:
• o(s) objetivo(s) do autor(es) foi/foram alcançados? Justificar;
• qual a importância do texto?
• para qual leitor é recomendada a obra?
• qual a sua opinião geral sobre a obra? (linguagem / estrutura / teoria(s)).
Obs.: Você pode ainda comparar com outras obras eser polido em suas críticas.
Exemplo de resenha:
BUYS, Bruno. Impactos ambientais urbanos no Brasil. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 43-45.
Impactos ambientais urbanos no Brasil é uma coleção de artigos de diferentes autores, organizados por Antônio Teixeira Guerra e Sandra Baptista da Cunha, que analisam os impactos ambientais enfrentados porcidades brasileiras em diferentes contextos econômicos, sociais e históricos da ocupação do território brasileiro.
Em sua grande maioria, as cidades brasileiras nasceram e se desenvolveram sem nenhuma preocupação de adequada utilização do solo e do espaço. Conceitos como sustentabilidade, qualidade do ar e da vida aqui por estas plagas são coisa recente, talvez impulsionadas pelo Rio-92.
Osartigos escolhidos abordam problemas ambientais em cidades estudadas pelos organizadores e pelos demais autores de capítulos: pequenas cidades como Açailândia, no Maranhão, cujo nascimento e crescimento estiveram ligados à economia da madeira e da extração de ferro de Carajás. Sorriso, no Mato Grosso, tema de um capítulo, é um assentamento criado pelo governo federal através de políticas públicas deocupação do cerrado brasileiro, no começo da década de 1980. Ocupado principalmente por população vinda do sul do país, Sorriso vive da agricultura de grande escala mecanizada, às margens do Rio Teles Pires, um subafluente do Rio Madeira, que deságua no Amazonas. Teresópolis, Florianópolis e Petrópolis e seus problemas ambientais são tema de capítulos específicos, assim como Rio de Janeiro e SãoPaulo.
O que mais chama atenção do leitor ao longo da obra, independente do tamanho ou das características da cidade, é a falta de planejamento do setor público. Talvez seja esta a maior constante, similar nos casos extremos desde de Sorriso e Açailândia até São Paulo e Rio de Janeiro. Os assentamentos humanos brasileiros carecem de qualquer esboço de planejamento, sendo seu crescimento orientado...
tracking img