Atp processamentos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO – UNIDADE 2 TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ATPS
PROCESSOS GERENCIAIS
PROFESSOR EAD. LINCON LOPES
PROFESSOR PRESENCIAL ROSANGELA FERREIRA BELO
PROFESSOR-TUTOR MARCO MAIA
SÃO CAETANO DO SUL/SP
2012
SUMARIO
INTRODUÇÃO
As empresas não agem de improvisações e nem querem depender da sorte ou do acaso, tudo nelas é cuidadosamenteplanejado para que possa ser feito da melhor maneira possível. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. No fundo o planejamento lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.
Etapa 1-Planejamento
O que é Planejamento?
O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em qual seqüência. O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos.
Planejar é pensar antecipadamente em tudo que precisa ser feito para alcançar os resultados almejados.
Quais os tipos de Planejamento?Planejamento Estratégico:
É de Nível Institucional: Faz o mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da Empresa para tomada de decisões estratégicas; com incerteza e imprevisibilidade. É projetado no longo prazo e envolve a empresa como uma totalidade.
Planejamento Tático:
É de Nível Intermediário: É a tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhadosno nível departamental. É projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e interação das operações atuais da empresa, focalizando a locação de recursos.
Planejamento Operacional:
É de Nível Operacional: Faz o desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa, com certeza eregularidade, devidamente racionalizadas e submetidas a um processo reducionista, típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.
Objetivos - Os objetivos se diferenciam em termos de amplitude (espaço organizacional)e de horizonte (tempo). Os objetivos estratégicos são desdobrados em objetivos táticos e operacionais. Esse desdobramento é necessário e essencial, pois permite a implementação através de planos táticos e operacionais. Os desdobramentos dos objetivos maiores em objetivos menores recebem o nome de cascata de objetivos.
Segundo Chiavenato os objetivos são definidos da seguinte forma:
- Objetivosestratégicos:
São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente. (Ex.: aumento do retorno sobre o investimento organizacional)
- Objetivos táticos:
São os objetivos de médio prazo e que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreasde produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. (Ex.: Incentivar a responsabilidade social)
- Objetivos operacionais:
São os objetivos específicos e de curto prazo voltados para a execução das operações quotidianas da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente.
Os objetivos organizacionais proporcionam benefícios, como: guias para a ação,motivação e envolvimento dos colaboradores e racionalidade na tomada de decisão. Para serem úteis, precisam ter as seguintes características: ser mensurável, realísticos, desafiadores, definidos no tempo, relevantes e motivadores. Além disso, é importante que os gestores e acadêmicos entendam que as organizações perseguem uma infinidade de objetivos e para isso é necessário tratá-los em escala...
tracking img