Perfil do administrador atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO CRER-SER















Título da Proposta: Assistência Crianças e Jovens em situação de risco social


Nome da Organização:Associação Solidária de Orientação à Criança e ao Adolescente - Projeto Crer-Ser

Presidente – Neusa Rodrigues dos Santos
Telefone/Fax: (38) 3821 1289 – 38.3.821.3989 - 9115-3155
Endereço: R. Pará, 495 – Saudade
Cidade: Janaúba
EstadoMimas Gerais- Brasil
CEP: 39440-000
E-mail: neusars@cemig.com.br







A maioria das crianças brasileiras está crescendo sem condições de desenvolver todo o seu potencial de aprendizado e amadurecimento, além das condições precárias de ensino, da desestruturação familiar, outros fatores têm uma importância crucial nessa questão, tais como perda de identidade e desconexão com asraízes culturais, baixa auto-estima e, como conseqüência de tudo isso, poucas perspectivas de futuro.
Resultado de um forte processo de colonização cultural, este problema encontra reflexos em quase toda a sociedade das cidades brasileira, como é o caso de Janaúba, segundo dados do IBGE, Censo 2000, conta com a sua população total de 61.651 habitantes, possui uma região periférica marcada pela pobreza,marginalidade, violência e tráfico de drogas, onde os mais jovens são, sem sombra de dúvida, os mais afetados. Crianças e adolescentes são destacados diariamente como vítimas de maus tratos, de abusos e exploração sexual, em situação de rua de exploração no trabalho e os problemas decorrentes desta situação: violência, dependência de drogas, fraco ou inexistente desempenho escolar, desinformaçãogeneralizada em relação à saúde, em síntese, completo desajuste psicossocial.
Dentro deste panorama, a promoção social de indivíduos e segmentos sociais que enfrentam situações de risco social em Janaúba é tarefa prioritária e urgente para toda a sociedade. Atuar diretamente na questão acima descrita tendo como foco crianças e adolescentes por estes serem não apenas base do futuro, como tambémpor serem mais abertos para mudanças e mesmo por ser possível a eles intervirem positivamente na própria realidade e no pensamento dos adultos.
O destinatário da política de promoção social com Projeto Crer-Ser – descrito à frente – objeto desse projeto é a criança e o adolescente em situação de risco pessoal e social, com extensão a seus familiares e seus educadores. Esse Projeto tem comopropósito fortalecer os sistemas de educação tanto o formal como o não formal, estimulando as crianças e adolescentes que estão em situação de risco social a freqüentarem a escola, se perceberem como agentes do processo e principalmente fomentar o protagonismo juvenil.








histórico e Justificativa


Montanhas e rios são os traços mais característicos da terra mineira. Das margens dos riossurgiu a maioria das cidades mineiras. Foi assim o nascimento de Janaúba. Entre serras, às margens do rio Gorutuba, à sombra de gameleiras, seus primeiros habitantes, índios tapuias e quilombolas, deram origem a uma fisionomia, uma sociabilidade e a um caráter definidos pelas montanhas e o rio: o mineiro das gerais, austero, conciliador, equilibrado e corajoso. Muito antes das primeiras incursõesboiadeiras que trouxeram e fixaram o homem branco no sertão do Norte de Minas Gerais, já vivia nessas terras um povo mistura de índios e negros. A esse povo chamaram: gorutubano.
Os gorutubanos possuem uma fala própria, ainda que o mesmo português, falado de forma peculiar com vocábulos distintos e expressões únicas. Há danças, rezas, vestes e festas gorutubanas. Assim como possuem um modoparticular de encarar a morte e enterrar os seus mortos: os gorutubanos acreditam que após a morte, a alma da pessoa vai para uma vida melhor, por isso, se se chorar muito atrapalha o caminho dessa pessoa até o descanso eterno. É, pois, uma cultura rica e complexa, fruto da miscigenação entre índios e negros e um processo histórico de resistência e coragem.
A partir de 1872, outras pessoas (na sua...
tracking img