Metodologia da pesquisa em gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I INTRODUÇÃO
A Gastronomia enquanto hábito alimentar de um povo é a maneira de satisfazer às necessidades básicas do ser humano, e assim ela surge como uma das necessidades mais elementar que cada pessoa tem que é saciar a fome, no entanto o costume relacionado à arte de preparar alimentos de cada povo está relacionado à sua cultura vinculado à sua religiosidade, classe social, etnia,localização geográfica e o que cada lugar tem como alimento típico e influência sofrida. Com isso a gastronomia é cada vez mais, uma fonte de conhecer a cultura de um povo e através do turismo ela tem se tornado como uma opção de atrativo turístico-cultural de determinados destinos favorecendo a atividade turística em vários lugares. No Brasil ela é cada vez mais utilizada como ferramenta turística no anseiode manter a identidade de uma comunidade por meio de seus costumes gastronômicos que são bem variados de uma região para outra. (CUNHA; OLIVEIRA, 2009).
O surgimento da Cultura Gastronômica se deve da evolução do homem, quando de apenas caçador e coletor de alimentos, ele passou a ser também o produtor dos seus alimentos e adquiriu técnicas de manipulação e conservação dos alimentos ainda noperíodo medieval, e contribuiu para o surgimento da alta gastronomia, produzido assim, muitos produtos típicos que constituem uma parte decisiva do patrimônio gastronômico. (CUNHA; OLIVEIRA, 2009).
Conhecer a gastronomia de um determinado lugar é valorizar a cultura de um povo. E dessa forma, cada vez mais é comum o uso da gastronomia como fonte de investigação identidade de determinada região como intuito de perpetuar os seus hábitos e costumes. (CUNHA; OLIVEIRA, 2009).
Tendo estes conceitos sobre gastronomia, e como eles estão diretamente ligados ao turismo regional, resolvemos avaliar a possibilidade da inclusão do insumo “Laranja”, que é uma fruta com valor nutricional muito grande, e sendo o Brasil um dos maiores produtores desta fruta, em um cardápio que estamos desenvolvendo,para o nosso novo empreendimento a ser instalado no Centro Histórico de Itu, por ser esta cidade uma referência na História do Estado de São Paulo, que recebe uma gama muito grande de turistas diariamente, com o objetivo de aprenderem um pouco da história cultural de nossa região.
Com o intuito de trazermos para o nosso empreendimento uma troca cultural entre países da América do Sul, o nossoestudo terá como o objetivo geral a inclusão da “Laranja”, em pratos típicos da “Guiana”, a serem oferecidos em nosso empreendimento gastronômico, na cidade de Salto, para uma clientela que gostaria de apreciar “misturas de sabores”. E para atingirmos este objetivo, definimos alguns objetivos específicos, os quais nos ajudarão na concretização de nossa meta. Faz se necessário levantarmos a historia da“Laranja”; identificando quando e como a “Laranja” chegou ao Brasil; descrevendo as características nutricionais da “Laranja”; levantarmos a história da “Guiana”; identificando as características gastronômicas da “Guiana”; verificando as características histórias de “Salto” e identificando o público alvo para o empreendimento.
A “Laranja”, fruto da laranjeira, nosso insumo principal, pelos relatoslevantados teve sua origem na Ásia. Foi levada da Ásia para o norte da África e de lá para o sul da Europa, onde teria chegado na Idade Média. Da Europa foi trazida para as Américas na época dos descobrimentos, por volta de 1500. Sendo que no Brasil, os primeiros registros de plantio foram feitos na Capitania de São Vicente. Sendo que as mudas e as técnicas de plantio foram trazidas da Espanha,pelos colonizadores portugueses, para criar um abastecimento de vitamina C, antídoto ao escorbuto que dizimava a maioria das tripulações no período dos descobrimentos e da colonização da América Latina. (HASSE. GERALDO – A Laranja no Brasil 1500 a 1987).
A laranja espalhou-se pelo mundo sofrendo mutações e dando origem a novas variedades. O cultivo de sementes modificava o sabor, aroma, a...
tracking img