Psicologia institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL, segundo Bleger.
Segundo Bleger, a Psicologia Institucional é um capitulo recente no desenvolvimento da Psicologia e ninguém pode, na atualidade, ostentar, nem se apoiar em uma vasta experiência. A Psicologia Institucional se insere tanto na história das necessidades sociais como na história da psicologia. Essa Psicologia não é um ramo da Psicologiaaplicada, mas sim um campo da Psicologia que pode significar em si mesmo um avanço extraordinário tanto na investigação, como no desenvolvimento da psicologia como profissão. Como já vimos, a Psicologia Institucional caracteriza-se pelo âmbito e por seus modelos conceituais; dentro de sua estratégia inclui-se, como parte fundamental, o enquadrante da tarefa e a administração dos recursos.Um grupo é um conjunto de pessoas que entram em interação entre si, porém, além disso, o grupo é, fundamentalmente uma sociabilidade estabelecida sobre um fundo de indiferenciação ou de sincretismo, no qual os indivíduos não têm existências como tais e entre eles atua um transitivismo permanente. O grupo terapêutico se caracteriza também por estas mesmas qualidades, acrescido o fato de que um dosintegrantes do grupo (o terapeuta) intervém com um papel especializado e predeterminado, mas isso (essa ultima função) se realiza sobre uma base na qual o terapeuta está envolvido no mesmo fundo de sincretismo que o grupo. Nessa descrição considera-se as limitações da linguagem e da organização do nosso pensamento conceitual para captar níveis muito diferentes de sociabilidade.Segundo o autor a organização se da através de um conjunto de organismos de existência física concreta, que tem um certo grau de permanência em algum campo ou setor especifico da atividade ou vida humana para estudar neles todos os fenômenos humanos que se dão em relação com a estrutura, as dinâmicas, funções e objetivos das instituições. Burgess menciona quatro tipos principais de instituições:instituições culturais básicas; instituições comerciais; instituições recreativas e instituições de controle social formal. A elas Young acrescenta mais duas que são instituições de comunicação e instituições sanitárias. Dada as instituições, o psicólogo centra sua atenção na atividade humana em que ela tem lugar e no efeito da mesma, para aqueles que nela desenvolvem dita atividade. Para isso,impõe-se um mínimo de informação sobre a própria instituição que, por exemplo, inclui: finalidade ou objetivo da instituição; relação com outras instituições; origem e formação; evolução, história, crescimento, mudança, flutuações; suas tradições; organização e normas que a regem; contingente humano que nela intervém: sua estratificação social e estratificação de tarefas; avaliação dos resultados deseu funcionamento; resultado para a instituição e para seus integrantes. Itens que a própria instituição utiliza, caracterizando-se assim a instituição e sua organização.
As relações e contatos que o profissional toma com a instituição constituem, desde o primeiro momento, o material que o psicólogo deve recolher e avaliar. Isto lhe Dara a possibilidade de conhecer, já desde ocomeço, tanto situações vitais da instituição como os fatores negativos e positivos que terá que enfrentar, já que a forma como a instituição se relaciona com o psicólogo é um índice do grau de insight de seus problemas, das despesas e resistências frente aos mesmos, dos esforços e direções em que se tentou a solução ou encobrimento até este momento.
A independência profissional dopsicólogo nesse momento tem que ser evidenciado. Então, o psicólogo não deve ocultar de quem o contrata o seu objetivo de desenvolver um trabalho com a totalidade da instituição, atingindo o conjunto das relações que ali se estabelecem. Partindo do pressuposto de que a Psicologia Institucional é um trabalho de toda a instituição, Bleger formula as características do método de trabalho. Este método...
tracking img