Atual perfil do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ATUAL PERFIL DO ADMINISTRADOR

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, para o exercício das funções de administrador - planejar, organizar, dirigir e controlar – não basta possuir um currículo vasto de informações que mostrem os cursos realizados e certificados adquiridos. O mercado, cada vez mais exigente, necessita de pessoas com conhecimentos diversificados em todas as áreas, que saibamcomo coordenar seus subordinados com eficácia e direcioná-los para que possam realizar suas obrigações de forma correta e satisfatória. O atual administrador deve acompanhar o ritmo destas rápidas mudanças.
Para obter o sucesso na organização, esse profissional deve ter, além das qualidades profissionais, perfil adequado para o trabalho em equipe e bom relacionamento interpessoal com ossubordinados. Essas competências contribuem para o bom andamento da empresa, direcionando-a para o sucesso.
Por que a existência desse tipo de perfil pode dar certo na empresa? No trabalho realizado em parceria, os patrões tendem a obter melhores resultados uma vez que as solicitações, por terem sido discutidas de forma compartilhada, serão melhor entendidas e cumpridas por seus subordinados.Adotando a tomada de decisão descentralizada (em conjunto com toda equipe) o trabalho terá maiores chances de alcançar um resultado satisfatório.
O administrador na atualidade, deve buscar a realização de seus objetivos, interagindo positivamente com seus funcionários, mantendo uma boa liderança e um ambiente saudável e propício a uma excelente produção.2. O PERFIL DO ADMINISTRADOR


Para a definição do perfil profissional de um Administrador exigem-se pré-requisitos tais como agilidade, coletividade, multifuncionalidade, habilidade para trabalhar em equipe, atitude, e busca constante de conhecimento. Além disso, a troca de experiências, uma visão crítica da empresa, a capacidade de entender as estratégias, como tambéma capacidade de se auto-liderar a ponto de fazer parte dos grandes desafios que as empresas exigem, são pontos a serem considerados.
O profissional de Administração ou "Gestor de Conhecimentos" precisa da criatividade, da agilidade, da capacidade de se modificar e de se adaptar continuamente.
( MELLO,2007)
O perfil do Administrador inclui conhecimentos, valores, habilidades eatitudes. Santiago (apud CHIAVENATO, 1993) considera que “a tarefa básica da administração é de fazer as coisas por meio das pessoas. A administração revela-se nos dias de hoje, como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnadas de complexidades e desafios”.
O perfil desejado do administrador da atualidade deve “mostrar” o que ele é capaz de fazer tanto nas organizações, quanto na vida emsociedade. Os valores devem estar presentes no perfil do administrador e são entendidos como um conjunto de princípios que uma pessoa deve observar. São fundamentais no sentido de indicar as ações humanas. Um Administrador decidido, inteligente, mas que no ambiente das organizações se presta à fraude e à mentira e que acaba praticando atos que não contribuem para a dignidade humana, não será umAdministrador com o perfil desejado pela Sociedade. Segundo Eva Nick (1997, p. 190), “o valor é um conceito abstrato, que define, em relação a um indivíduo ou a uma unidade social, quais são as finalidades desejáveis ou os meios aconselháveis e apropriados para atingir essas finalidades.” (PERIARD, 2008)




3. O QUE MUDOU NO PERFIL DO ADMINISTRADOR DO PASSADO E O DA ATUALIDADE:Segundo Wick e Leon (apud MARIANO; REIS; ZEPF; SILVA; TEIXEIRA, 2007, p.10), pode-se fazer uma comparação entre o administrador do passado e o administrador do futuro conforme quadro abaixo:


|OS ADMINISTRADORES DO PASSADO |OS ADMINISTRADORES DA ATUALIDADE |
| Aprendiam quando alguém lhes ensinava.   |...
tracking img