Perfil do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fabio Luiz Conceição Ramos

PESQUISA SOBRE O PERFIL DO ADMINISTRADOR
EM 2006 E NOS ANOS ATUAIS

Rio de Janeiro
2010

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Fabio Luiz Conceição Ramos

PESQUISA SOBRE O PERFIL DO ADMINISTRADOR
EM 2006 E NOS ANOS ATUAIS

Rio de Janeiro
2010

SUMÁRIO

1 –Introdução..........................................................................................................................3

2 – Desenvolvimento................................................................................................................3

3 – Conclusão...........................................................................................................................5

4 – Referênciasbibliográficas................................................................................................6


1 – INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o perfil do administrador brasileiro através da correlação estrutural e comportamental dos resultados de pesquisa nacional publicada em 2006 pelo Conselho Federal de Administração – CFA, com o filme Wall Street - Poder e Cobiça e o administrador nos dias de hoje.

2 – DESENVOLVIMENTOEm 2006 o CFA publicou pesquisa em âmbito nacional com o objetivo de levantar a identidade do administrador brasileiro. A pesquisa, basicamente, repetiu os questionamentos feitos na pesquisa anterior (2003), porém procurou ampliar, para melhor entendimento, as informações obtidas na pesquisa realizada anteriormente.
Desta vez, graças aos recursos tecnológicos disponíveis, foi possíveltrabalhar melhor os dados através do cruzamento das informações obtidas.
Dentre outros questionamentos procuro-se saber sobre a evolução do administrador em sua carreira. Através de perguntas sobre o motivo da escolha do curso de Administração, avaliação final sobre instituições de ensino foi possível traçar o perfil vocacional dos respondentes.
Preocupou-se também em medir o grau de aceitaçãodos cursos na modalidade EAD (Educação à Distância) e novos conteúdos. O CFA/CRAs procurou também medir o nível de relacionamento entre estas entidades e o profissional de Administração.
Todos estes questionamentos tiveram como objetivo a análise dos cenários e também identificar tendências para a profissão de Administrador no Brasil. O público alvo foi além dos Administradores, mas tambémcoordenadores, professores de cursos de graduação em Administração e dirigentes de entidades de ensino públicas e privadas.
O número de mulheres Administradoras manteve-se em crescimento contínuo desde 1994 até 2006. Hoje ainda é grande o número de mulheres matriculadas nos cursos de graduação em Administração o que nos permite projetar um crescimento ainda maior de profissionais do sexo femininoatuando no mercado.
A pesquisa realizada em 2006 reafirmou dados da pesquisa de 2003, porém já aqui podemos traçar um diferencial que, por analogia, traremos para o cenário atual. O fator tecnológico foi o principal diferenciador na análise dos resultados obtidos nas duas pesquisas. Na página 10 da publicação da pesquisa 2006, está registrada a possibilidade inédita de cruzar maior número dedados, o que foi determinante para que questões antes não plenamente exploradas fossem aprofundadas.
Quando escrevo neste trabalho de pesquisa que há uma analogia entre o fato acima mencionado com o cenário atual e o filme Wall Street, digo-o, pois vivemos num ambiente tecnológico. Hoje, vivemos na era da tecnologia. É neste ambiente que o administrador está atuando. A busca por conhecimentocontinuado é fator determinante ao profissional de Administração nos dias atuais. Segundo Acir Gurgacz (Empresário e Senador pelo Estado de RO) em palestra realizada em Ouro Preto por ocasião das comemorações do dia do Administrador, o perfil do administrador moderno é diferente de alguns anos atrás dado a quantidade crescente de conhecimento necessário para a formação profissional diante das...
tracking img