Investimentos mep

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2

PROF.ª VERÔNICA SOUTO MAIOR

TURMA: CD2011.1

RESUMO DE PARTE DO CAP 10 – INVESTIMENTOS EM COLIGADAS E CONTROLADAS – DO MANUAL DE CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

Recife - PE

Março, 2011.

INEVSTIMENTOS EM COLIGADAS E CONTROLADAS10.1 Introdução

De acordo com os Pronunciamentos Técnicos do CPC, contabilizaremos os investimentos em outras sociedades de acordo com a essência do relacionamento entre elas como se segue:• Pouca ou nenhuma influência sobre a investida:

De acordo com o CPC 38 – Investimentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração será pelo valor justo ou na impossibilidade deste pelocusto.

• Influência significativa sobre a investida:

Neste caso teremos uma coligada do investidor, que de acordo com o CPC 18 – Investimentos em coligadas, deve ser avaliada pelo método daequivalência patrimonial.

• Controle conjunto sobre a investida:

Teremos aí um empreendimento conjunto, que de acordo com o CPC 19 –Participações em Empreendimento Conjuntos, suaavaliação será pela consolidação proporcional, mas em seus balanços individuais a avaliação será pela equivalência patrimonial.

• Controle sobre a investida:

Agora temos o caso de umacontrolada do investidor, que de acordo com o CPC 15 – Combinações de Negócios e com o CPC 36 – Demonstrações Contábeis Consolidadas, a avaliação será pela consolidação total e nos balanços individuais aavaliação é pela equivalência patrimonial.

Desta forma verificamos que todos os investimentos em controladas e coligadas, nos balanços das investidoras, devem ser avaliados pelo método daequivalência patrimonial.

O método da equivalência patrimonial – MEP – consiste na atualização do valor dos investimentos feitos em coligadas e controladas e em outras sociedades que façam parte do...
tracking img