Pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO SUPERIOR DE ENSINO E
PESQUISA DE MACHADOFicha Catalográfica elaborada pelo Bibliotecário
João Vivaldo da Silva – CRB-8 – nº. 6828



MORAES, Jéssica Rodrigues de


Pedagogia Hospitalar






Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado/MG – CESEP, comorequisito para o curso de graduação em Pedagogia.








Aprovada em: ____/____/_____










Banca Examinadora


Professor: _____________________________________________________
Julgamento: ____________________ Assinatura: ____________________




Professor: _____________________________________________________
Julgamento:____________________ Assinatura: ____________________












































































AGRADECIMENTOSRESUMO




MORAES, Jéssica Rodrigues de. Pedagogia Hospitalar. 2010. Nº de fls. 42. Trabalho de Conclusão de Curso. Fundação Educacional de Machado/MG, Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado/MG, curso de Pedagogia. Machado, 2010.




A presente pesquisa tem por finalidade abordar sobre o trabalho pedagógico nos hospitais como processodinamizador do ensino, qualificando seus benefícios nos processos que envolvem a aprendizagem, visa também estudar o atendimento a crianças e adolescentes que precisam ficar hospitalizadas por um certo período, e por isso não possuem uma rotina normalizada necessitando ter participação no processo ensino aprendizagem. Torna-se necessário que os agentes da educação e da saúde saibam sobre aimportância do atendimento educacional à criança hospitalizada, pois isto é de fato inserção para a recuperação da saúde da mesma. Neste sentido, é possível que a criança mesmo estando doente mostre ter a capacidade de continuar interagindo socialmente, e também tirar proveito das atividades pedagógicas para continuar desenvolvendo sua aprendizagem. Essas atividades devem ser coordenadas deforma a dar continuidade ao trabalho escolar das crianças atendidas na classe hospitalar. É necessário que o planejamento das atividades torne-se imprescindível, com o objetivo de reintegrar as crianças à devida escola de origem. A pesquisa tem como objetivos compreender a importância da pedagogia hospitalar para as crianças hospitalizadas; identificar os benefícios da pedagogia hospitalar,identificar a importância da aprendizagem nos hospitais, reconhecer o processo de ensino e aprendizagem nos hospitais. Tais objetivos nortearam o desenvolvimento do importante tema que cada dia mais tem sido estudado por pessoas comprometidas com a educação.




Palavras chave: classe hospitalar; desenvolvimento; planejamento; pedagogia hospitalar; reintegração; educação.1Introdução.................................................................................................................10
1.1 Levantamento do problema................................................................................11
1.2 Objetivos............................................................................................................12
1.3...
tracking img