Pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUADRO PROBLEMATIZADOR
Desde 1994 a legislação brasileira garante o atendimento deste público especial. A Pedagogia Hospitalar foi regulamentada pelo MEC em 2002, mas ainda são muitos os obstáculosa serem transpostos pelo profissional deste ramo.
QUESTAO PROBLEMA
Qual a importância do pedagogo para o processo de inclusão social para crianças hospitalizadas¿
OBJETIVOS:
GERAL
Compreender afunção do educador no processo de inclusão em âmbito hospitalar.
ESPECIFICO
* Descrever o processo educacional em âmbito hospitalar.
* Identificar a rotina do educador no hospital.JUSTIFICATIVA
Pedagogia hospitalar especialização pedagógica que me permite conciliar área de verdadeiro interesse Saúde à Educação. Que me possibilita a ter maior contato com crianças hospitalizadas ecarentes, ajudando e colaborando com sua reabilitação seja na compreensão de sua doença, alfabetizando, adaptando-a ao espaço hospitalar, motivando-as e inserindo o ambiente escolar no período deinternação. O que vem a ser muito importante para a recuperação da criança e gratificante para o profissional que participou deste processo.
Assim tal pesquisa me permite a ter certeza do ramo que pretendoatuar e se posso conciliar Fisioterapia e Pedagogia.
PEDAGOGIA HOSPITALAR
“[...] oferecer à criança hospitalizada, ou em longo tratamento hospitalar, a valorização de seus direitos à educação e à saúde,como também ao espaço que lhe é devido enquanto cidadão do amanhã”. (MATOS; MUGGIATI, 2001, p. 16).
Podemos perceber com o que Franco (2001) destaca sobre a formação capacidades do pedagogo. Queneste histórico momento da Pedagogia começam a ser quebrados artigos paradigmas sobre o perfil de formação e atuação do pedagogo, e começa a surgir um novo pedagogo com uma nova práxis educativas apartir de novas perspectivas formativas que fornecem o enfrentamento corajoso do renascimento desta profissão.

INCLUSÃO SOCIAL
A criança hospitalizada, assim como qualquer criança, apresenta o...
tracking img