Pedagogia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES FACULDADE SUMARÉ

O PEDAGOGO PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Introdução

A pedagogia é a ciência que estuda o ensino da educação e lida com o processo de construção do conhecimento, cujo objetivo do professor é somente educacional. Apedagogia vem atendendo instituições não-escolares, como o caso do ambiente hospitalar, que por ser um centro de tratamento a saúde, muitas vezes seu paciente é sujeito a afastar-se do seu cotidiano de aprendizado, e para que este não ficasse prejudicado surgiu à necessidade de implantar o atendimento pedagógico no ambiente hospitalar.
O mesmo é reconhecido pela legislação brasileira comodireito da constituição de escolarização, para crianças e adolescentes que estão hospitalizados. Iniciando na década de 50, no Rio de Janeiro, este serviço continua até os dias de hoje, fazendo uma ligação entre a realidade atual da criança e sua vida social. O profissional desta área além de educador acompanha e interfere no processo de aprendizagem do interno e oferece subsídios para entendimentodo processo de elaboração da doença e ajuda no procedimento médico e na adaptação hospitalar.
Essa pedagogia tem foco no ensinamento da educação que ocorrerá no ambiente hospitalar, sendo de grande importância, na questão da aprendizagem e do conhecimento. A experiência clínica conduz a constatação de que a relação com o processo de aprendizagem proporciona ao sujeito deste processo aconstrução do seu próprio conhecimento e isto implica no desenvolvimento de sua autonomia.
A autonomia corresponde à ação quanto mais criativa e divergente em relação ao que já está instituído, crianças que necessitam de um longo período de internação acabam sofrendo uma carência maior e apresentam dificuldades no processo de aprendizagem. A pedagogia hospitalar basea-se na modalidade daeducação especial, o desenvolvimento deste trabalho educativo contribui para a formação da criança e do adolescente mesmo não estando no cotidiano escolar tradicional.

Pedagogia hospitalar

Identificar a importância do pedagogo no ambiente hospitalar

Com a necessidade de permanência curta ou prolongada da criança no hospital e visto que a mesma afasta-se de sua vida social e da escola,por conta da doença ou internação, surge a pedagogia hospitalar funcionando como classe hospitalar que é a modalidade de atendimento educacional no contexto hospitalar. A classe hospitalar surgiu na década de 50, no Rio de Janeiro na Escola Menino Jesus e depois em São Paulo.
A pedagogia está atuando em várias instituições não escolares, estas novas opções e práticas de ensino desafiam osprofissionais da educação a estarem sempre buscando novos conhecimentos e pesquisando atividades pedagógicas diferenciadas e flexíveis. Uma das áreas que vem se destacando por desenvolverem trabalhos pedagógicos para crianças e adolescentes que se distanciaram da escola por motivo de saúde é a pedagogia hospitalar.
Com esta necessidade de permanecer no hospital e sabendo que é lei quetodos tenham direito a educação e a saúde, e visto que estes direitos têm que ser cumpridos, surge à necessidade de implantar a pedagogia hospitalar como método de ensino dentro do hospital para dar continuidade escolar ao aluno. A pedagogia hospitalar atende as necessidades educacionais em parceria com o Hospital, a Universidade e a Instituição Escolar. A pedagogia hospitalar surge com umacaracterística inovadora de atendimento a criança e o adolescente com o objetivo de impedir o afastamento da rotina escolar e convivência social, evitando possíveis transtornos no desenvolvimento do seu aprendizado.
Para que esta prática seja realizada, conta-se com o apoio dos termos da política de educação especial, da política de inclusão ou da política de atenção à adversidade do ministério da...
tracking img