Pedagogia de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha critica
Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações
O texto pedagogia dos projetos nos fala sobre os diversos projetos implantados para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, poisassim estarão os auxiliando nas fases de desenvolvimento integrandos as diferentes mídias nesse processo.
Diz ainda que a partir do momento que o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas,pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento o professor deixa de atuar no papel de quem apenas ensina através da informação paracriar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo.
Mas para que esse projeto pedagógico dê certo o professor precisa acompanhar o processo dedesenvolvimento do aluno. Esse é só um dos aspectos importantes que devem ser levados em consideração pelo professor às outras duas são as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades desua mediação pedagógica.
Esses trabalhos pedagógicos requerem uma mudança na postura do professor e na concepção de ensino aprendizagem, não existe um modelo ideal para se trabalhar com projetos, poiso projeto precisa se adequar as diferentes realidades da sala de aula e ao ambiente da escola, para que assim possa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social dos alunos.
Apedagogia de projetos embora ainda seja um novo desafio ao professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender integrado em vários conteúdos de diferentes áreas, mas isso ainda não confere com arealidade do sistema de ensino,pois este ainda se baseia nos sistema funcional e operacional, sendo assim não existe muito espaço para projetos de ensino que não estão na grade curricular.

A ideia deum projeto envolve o desejo de realizar algo que ainda não foi realizado, nos levando a pensar em uma realidade futura, pensando o presente como fonte de possibilidades futuras.
No trabalho por...
tracking img