Pedagogia de projetos - pedagogia -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este presente artigo tem como objetivo despertar o corpo docente para possíveis mudanças no âmbito educacional, evidenciar a importância em reconhecer a bagagem cultural que os alunos trazem consigo, ressaltando a importância de trabalhar com a realidade do grupo e do meio em que habitam, buscando o desenvolvimento de seres sociais ativos e críticos. A Pedagogia de Projetos propõe ummodelo educacional construtivista, integracionista, sociocultural e transcendente, em que o professor é o mediador e o estimulador, agindo como ponte de ligação entre as experiências extras e intra-classe, propondo que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento. Ao final sugere-se que todas as escolas adotem a Pedagogia de Projetos como pressuposto metodológico para umensino/aprendizagem motivador e encantador.


Palavras-chave: Pedagogia de Projetos; Ensino-Aprendizagem; Motivação Escolar.



1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o sistema educandário objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia deProjetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento.
A Pedagogia de Projetos é um método de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas antecipadamente acentuadas, de forma coletiva, entre educando e educador.
O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, umametodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa abolir com o monopólio do professor clássico que decide e define sem participação dos educandos, o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Dentre esses processos deve-se destacar o ensino e aaprendizagem, os quais propõem o desenvolvimento do indivíduo, promovendo o despertar da criatividade, sensibilidade, além de permitir o acesso á cultura e tecnologia, como também, a conservação do meio ambiente para a sua própria sobrevivência e a dos seres que rodeiam.
Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber, e deve-se ressaltar que o mesmonunca deve agir está sozinho ou isolado, e sim em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando condições de aprendizagem significativas. É fundamental que este saiba produzir perguntaspertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.




2. DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS



O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdotornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nuncaestá sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam...
tracking img