A pedagogia de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PEDAGOGIA DE PROJETOS
OBJETIVO
O trabalho com projetos não se trata de uma técnica atraente para transmitir aos alunos o conteúdo das matérias. Significa repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com conteúdos das áreas e com o mundo da informação; significa pensar na aprendizagem como um processo global e complexo; significa romper com um modelo fragmentado de educação erecriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural especifica de seus alunos e professores. O trabalho com projetos aparece como uma das formas de se resgatar a educação que tem se mostrado precária e insuficiente.
Projetos de trabalho é a denominação de uma prática educacional, que está sendoassociada a algumas propostas de reforma nas escolas brasileiras. Tais reformas pretendem favorecer mudanças nas concepções e modos de atuar dos professores, na gestão das instituições de ensino e nas próprias funções da escola. Esses projetos estão sendo criados para melhorar o ensino e a adequação às necessidades dos alunos e dos professores.
A Pedagogia de Projetos visa a ressignificação do espaçoescolar, transformando-o em um espaço vivo de interações.
Nos dias atuais, a formulação de projetos torna-se indispensável, dada a complexidade dos problemas sócio – culturais políticos e econômicos das sociedades.
Diante desse contexto são muitos os desafios que se colocam para a escola, nesse sentindo a escola não pode ser um mundo a parte. Enquanto espaço educativo, ela tem que estarvinculada ao mundo real, concreto.
A importância deste plano de ação se apresenta aqui no sentindo de despertar no educador uma reflexão urgente e necessária a respeito de sua prática pedagógica.
Os projetos aparecem então como designação de um conceito que procura unificar vários aspectos importantes relativos ao processo de aprendizagem: a ação, e de preferência a ação realizada com empenho pessoal,a intencionalidade desta ação, isto é, a existência de um objetivo, e sua inserção num contexto social.
A função do projeto é a de tornar a aprendizagem real e atrativa para o educando, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos programáticos de forma autoritária.
As diversas concepções da Pedagogia de Projetos
Concepções de Conhecimento Escolar
APedagogia de Projetos traduz uma determinada concepção de conhecimento escolar, trazendo à tona uma reflexão sobre a aprendizagem dos alunos e os conteúdos das diferentes disciplinas.
Há uma tendência, de forma bastante generalizada no pensamento pedagógico, em colocar, como questões opostas, a participação dos alunos e a apropriação de conteúdos disciplinares.
Concepção Cientificista
Professores comessa concepção enxergam o conhecimento escolar como a transmissão de um conhecimento disciplinar (já pronto e acabado - a alunos que não o detém). Estão preocupados com a transmissão de conteúdos disciplinares, acham que não podem abrir uma discussão com os alunos, ou propor um trabalho de grupo, pois isso significaria perda de tempo e o não "vencimento" dos conteúdos, ao final do ano.
ConcepçãoEspontaneista
Ao tentar romper com esta concepção, muitos profissionais acabam negando e desvalorizando os conteúdos disciplinares, entendendo a escola apenas como espaço de conhecimento da realidade dos alunos e de seus interesses imediatos.
Estas duas tendências têm uma visão dicotômica do que seja conhecimento escolar acabando por fragmentar um processo que não pode ser fragmentado. Não sepode separar o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos e nem desvincular as disciplinas da realidade atual.
Os conteúdos disciplinares não surgem do acaso. São fruto da interação dos grupos sociais com sua realidade cultural e as novas gerações não podem prescindir do conhecimento acumulado socialmente e organizado nas disciplinas.
Também não é...
tracking img