Pdca masp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXO B

MASP
Método de Análise e Solução De Problemas

Método de Análise e Solução de Problemas

Página B1 de B22

PROBLEMA?
Adaptado de FALCONI 199 2; MATTOS 1 998; ROTH 2 004 e ROSSATO 1996 . P r o b le m a é o r e s ul t a do i n d e se j áv e l d e u m tr aba l h o . A s o luç ão d e um pr o b le m a é p o s s í ve l a tr a vé s d a s an álise s das r elaçõe s en tre c ar ac terístic as e c aus as de um pro b lema, e xe cu t an do açõ es corre t i vas aprop ri adas. E n tre t an to, e sse proce ss o de e st r a té gi c a de sol uçõe s d e pro blem a po de ser a bord a do sob d i ver so s â ng u lo s. Con se quen te men te, q u an do se us a um a me to dol o gi a m a l ap l ic a d a, n ão se ch ega a açõe s de me lhor ia. Sen do ass i m, é i m por t an te en ten der asrelações entre as causas a t u a i s e as c ar a c ter ís t ic a s do pr obl em a ou e fei t o. O M A SP n a v e r d ad e é um pro c e di me n to u ti l i z ad o p ar a a r e s o l uç ão de p r o b le m as . O s proce d im en to s p a dron i z a do s são út ei s no d es en vol v im en to des te en te nd i men to. P ar a so lu cion ar pro bl em a s e m qu al q uer áre a, e x is te m p roce d im en tos ere gr a s. Se e s tes n ão f ore m usados ade quadame nte, não se pode venc er o s obstác ulos e o bter o suce sso. O me s mo é v er d ad e n a s ol uç ão p ara o bt er re su l t a dos po si t i vo s. É nece ssár io c onhec er as verdade ir as c ausas par a implemen tar melhor ias e alcanç ar as metas.

METODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - MASP
O MASP aqui apresentado foi estrutur ado demaneir a a aj udar o admin i str ador a so luc ionar os p rob le m as , co lo c and o e s te as s un to den tro de um proc es so a de qu ad o d e an ál is e, e f ornecen do a o s ger e n te s me io s p a r a : • • • A n al i s ar e pr ior i zar o s p rob le m as . I den t if ic ar a l g u m as s itu a çõe s q ue e x igem a tenç ão e q ue à s v e zes n ão e s t ão c l ara s . E s t a bel ecer o con tro le r a pi d a men te e m de term in a d a si t ua çõe s.

• P l anej ar u m t r ab alho qu e se r á fe i to. O MASP é um pro ce sso din âmico na b u sc a de s ol uçõe s p ar a uma de ter mi n ada s itu aç ão. N ão é u m pro ces so r í g id o e si m um pro ce sso f le x ível e m c a d a c a so co m q ue de s e d efron t ar. E le pro cur a en con tr ar re spo s t a s t a is , co mo: • • Prior i zaç ão d o pr ob le ma. D i v is ã o do p r o b le m a e m p ar te s q ue pos s a m ser an a l is á ve i s.

• V e r if ic aç õ e s d a s si t u açõ e s q u e n e c e ss i t a m de a t e n ç ão . O objetivo é aumentar a probabi li d a de de r e so lve r s a t is f a to r iamente uma situaç ão onde um proble ma tenh a sur gido. A so lu ç ão d e pro b lem a é u m p roce s so qu e se g ue u ma seq üênc i a ló gi c a, c omeç a ndo pela i de nt if ic a ç ão do p rob lem a , con t in uan do p el a aná li se e te rm in a ndo com a t o m a d a d e d e c is ão . C a d a e t ap a d e s c r e ve o s o b j e ti vo s, as atividades a serem desenvol v id a s, a s pes so a s e n vo l vid a s e as ferr amentas mais usadas, no s e n t ido q ue o a d mi n i s tr ad o r c o mpr e e n d a e s ai ba co mo a pl ic á - lo s em seu tr abalho. E le pre c i s a e s t ar i n f o r m a do de tod a s a s s i tu açõ e s, e pro c e s s ar to dos e s se s d a do s a r e spe i to do p rob le ma qu e po s s a vir a en con tr ar. A a n á l ise d o pro b lem a é u m pr oce ss o ló gi co d e e st rei tar u m corpo de i nform a ç ão d ur an te a b u sc a p o r um a so l uç ão . A cada estágio, a informaç ãovai surgindo, à med i d a q ue o p r o c e s so s e mo v i men t a p a r a o q ue e s t á err a do, p as s an do p a r a o prob le m a a ser tr a tado e a segu ir par a as possíveis causas que f i zer a m o pro bl em a s ur g ir, e f in a lm en te p ar a a causa mais provável com uma aç ão corretiva e spe cí fi c a em re l aç ão ao prob le ma. O a d m in i s tr a d o r pre c isa o r g an i z ar...
tracking img