Masp, pdca e 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 Objetivo
Este trabalho tem como objetivo a elaboração e implementação de melhorias no setor de Montagem de Cabines da Plataforma Série A (75 a 95 CV) conforme o conceito Lean da área.

1.2 Metodologia
Com a utilização da ferramenta 5S, pretende-se reduzir a lead time (SEITON - Arrumação, Ordenação), reduzir os riscos de ergonomia (SEIRI – Utilização), Capacitar oscolaboradores no conceito Lean Manufacturing e 5S(SEIKETSU - Padronização), adaptar o layout de acordo com o takt time e ergonomia (SEITON - Arrumação, Ordenação) e principalmente utilizar o Senso de Disciplina (SHITSUKE) para garantir a sustentabilidade de todas as melhorias.

1.3 Alcance e Limitações
Através deste estudo pretende-se alcançar a melhoria na ergonomia dos funcionários, evitandograndes esforços físicos, melhoria na organização e limpeza do setor, tornando-o um ambiente mais agradável, evitar excesso de mão de obra, e manter um fluxo continuo e de fácil acesso para serem efetuado os pagamentos de SA na linha. Por outro lado, encontra-se algumas limitações no desenvolvimento do processo, onde se torna necessário realizar alteração em todo o layout, requerendo altadisponibilidade de tempo de linha parada e mão de obra, necessidade de revisão em todos os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) visto que será alterado o ciclo, e troca e testes das instalações elétricas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Qualidade Total
De acordo com Reyes e Vicino (1997) muitos dos conceitos da Qualidade Total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança eZen, para melhor), devido à mesma ser um processo que não acaba, ou seja, ele nunca terá um fim. Para que se inicie um processo de qualidade Total é essencial que se tenha uma ordem estável que pode ser conseguida através da ferramenta dos 5S, que agrega para o sistema alguns objetivos como melhorias do ambiente, redução de acidentes, redução de gastos, melhoria nas relações e redução de custos alémdo aumento da qualidade dos produtos e serviços.
O pensamento sobre qualidade foi primeiramente associado a um significado maior da conformidade às especificações.
A qualidade total baseia-se não somente na satisfação do cliente e sim também em fatores que consistem em pontualidade na entrega do produto, prazo, formas de pagamento e o atendimento significativo antes e depois da compra e aflexibilidade.
O termo qualidade total significa uma busca maior pela satisfação, não só do cliente, mas de todos, considerando a eficácia e a eficiência, buscando modelar organização, esquematizando prioridades para uma qualidade maior.
A qualidade total possui quatro fases; sendo elas:
Inspeção: que implica no controle de conformidade no recebimento e o enfoque.
Controle de processo: é controleestatístico e retroalimentação – qualidade e prevenção de falhas.
Garantia de Qualidade: análise de valor, certificação de fornecedores, ampliação dos conceitos de controle de inspeção da qualidade, agregando fatores humanos aos técnicos.
E por fim, a Qualidade Total, enfoque organizacional e ênfase na política de recursos humanos e no relacionamento intra e inter empresas. (MELHADO 2001).2.2 William Edwards Deming

Segundo SARAIVA (1990), um dos “gurus” mais consagrados da Gestão da Qualidade, William Edwards Deming nascido em 14 de Outubro de 1900 e falecido em 20 de Dezembro de 1993, estabeleceu 14 princípios que constituem na organização de pequenas ou grandes empresas no que diz respeito à qualidade. São estes os 14 princípios:
1º princípio: Estabeleça constância depropósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;
2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;
3º princípio: Deixe de depender da inspeção...
tracking img