Periodo operatorio concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo este autor, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estágios ou etapas constantes e seqüenciais, ou seja, de ordem invariável.
Dedicou-se a escrever a evolução do funcionamento cognitivo da criança a partir da observação direta e através do estudo longitudinal da evolução de diversasestratégias que ela utiliza para resolver um problema experimental. A finalidade buscada é a adaptação do individuo ao meio.
Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o individuo constrói e reconstrói continuadamente as estruturas que o tornam cada vezmais apto ao equilíbrio.
Neste trabalho, serão apresentados conceitos que permitem compreender os processos de adaptação e as fases e estágios de desenvolvimento da criança no estágio operatório concreto.
O período operatório concreto é extremamente rico em termos de desenvolvimento cognitivo, social e pessoais (identidade própria).
A idade média de sete anos, que coincide com o começo daescolaridade da criança marca uma modificação decisiva no desenvolvimento mental. Em cada um dos aspectos complexos da vida psíquica, quer se trate da inteligência ou da vida afetiva, das relações sociais ou da atividade propriamente individual, observa-se o aparecimento de formas de organizações novas, que completam as construções esboçadas no decorrer do período anterior, assegurando-lhes umequilíbrio mais estável e que também inauguram uma série ininterrupta de novas construções.

2. O Desenvolvimento do Sistema Cognitivo
Para Jean Piaget o desenvolvimento do intelecto está associado ao desenvolvimento biológico do ser humano, e ele chamava esse desenvolvimento de esquemas. Os esquemas são estruturas cognitivas que não são permanentes, e se transformam de acordo com a evolução do ser.Dizia: “A cognição humana é como uma forma específica de adaptação biológica de um organismo complexo a um ambiente completo”. O sistema cognitivo que é estudado é ativo e seletivo e interpreta ativamente a informação do meio. Logo, “a mente não copia o mundo aceitando-o passivamente como dado (...)”.
A descrição piagetiana do desenvolvimento intelectual tem início com o recém-nascido e se estendeaté a adolescência, período no qual se acredita que o sujeito atinge o máximo de suas capacidades, no que se refere às estruturas intelectuais básicas.
Piaget se convenceu que a mente e o corpo não funcionam independentemente um do outro e que a atividade mental submete-se às mesmas leis que ordinariamente governam a atividade biológica.
Para eles, os atos intelectuais são entendidos como atosde organização e de adaptação ao meio. Para começar entender o processo de organização e de adaptação intelectual, como visto por Piaget, quatro conceitos cognitivos básicos precisam ser dominados. São eles os conceitos de esquema, assimilação, acomodação, equilibração. Estes conceitos são usados para explicar como e por que o desenvolvimento cognitivo ocorre.
Esquema
Esquemas são as estruturasmentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. Esquemas são as estruturas que se adaptam e se modificam com o desenvolvimento mental. São ainda estruturas intelectuais que organizam os eventos como eles são percebidos pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns.
Esquemas não são objetivos reais, mas são vistoscomo conjunto de processos dentro do sistema nervoso. Como tal, os esquemas não têm correlatos físicos e não são observáveis. Uma outra analogia pode ser a de um arquivo, no qual cada ficha representa um esquema. Os adultos têm muitas fichas ou esquemas. Estes esquemas são usados para processar e identificar a entrada de estímulos.
Os esquemas mudam continuamente ou tornam-se mais refinados.
À...
tracking img