Patrimonio liquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Variaçãoes do patrimonio liguido
Além dos aumentos e eventuais diminuições do capital social, as variações do patrimônio líquido são determinadas, principalmente, pelos resultados econômicos obtidos pela empresa em suas atividades normais. Os resultados da empresa são apurados ao término de cada período contábil ou exercício sociais e resultam do confronto entre as receitas e as despesasverificadas durante o período.
Outros fatos, ainda, são causas reais ou aparentes de variações do patrimônio líquido: depreciações, amortizações, exaustão, reavaliações e correção monetária. As receitas e as despesas, todavia, constituem os principais fatores que determinam o aumento ou diminuição do patrimônio líquido, conforme a empresa tiver lucro ou prejuízo em suas operações.
As receitascorrespondem a ingressos ou entradas de elementos que aumentam o ativo patrimonial, enquanto que as despesas representam dispêndios ou custos realizados em conexão com a obtenção de receitas.
As receitas também podem também podem ser entendidas como recuperações das despesas. E desde que estas sejam superadas pelas receitas, a diferença representará um resultado positivo (lucro) que irá aumentar asituação líquida.
As principais receitas e despesas ou custos de uma empresa estão diretamente relacionadas com a sua atividade empresarial. Assim, podemos concluir que os principais fatos que determinam as variações do patrimônio líquido são representados por receitas, despesas e custos dos bens e serviços que constituam o objetivo da atividade da empresa. Entretanto, como veremos mais adiante, outroselementos operacionais e não operacionais também são fatores que alteram os resultados econômicos da empresa e, conseqüentemente, contribuem para as variações do patrimônio líquido. (Oswaldo Dória, Contabilidade e Finanças para Executivos).
* Mecanismo do Débito e Crédito
Os registros de aumentos e de diminuições das contas de Patrimônio Líquido obedecem à seguinte regra: os Aumentos sãoregistrados por créditos e as Diminuições por débitos.
Em decorrência dessa regra geral, as receitas, por aumentarem o Patrimônio Líquido, deverão ser creditadas em contas de despesa.
As despesas, por diminuírem o patrimônio líquido, deverão ser debitadas em contas de despesa.
Uma despesa é, portanto, elemento negativo do resultado enquanto que uma receita é elemento positivo.
Para que haja condiçõesde análise e informações detalhadas dentro de uma empresa, receitas e despesas constituem apenas os grupos principais, sendo desdobradas em cada classe, em diversas contas componentes, segundo a natureza e o tipo de cada uma delas.
Exemplo:
Receitas Despesas
* de Serviços - de Aluguel
* de Comissões - de Salários
* Gasto – Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção deum produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
Conceito extremamente amplo e que se aplica a todos os bens e serviços adquiridos; assim, temos Gastos com a compra de matérias-primas, Gastos com mão-de-obra, tanto na produção como na distribuição, Gastos com honorários da diretoria, Gastos na compra de um imobilizadoetc. Só existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento.
Não estão aqui incluídos todos os sacrifícios com que a entidade acaba por arcar, já que não são incluídos o custo de oportunidade ou os juros sobre o capital próprio, uma vez que estes nãoimplicam a entrega de ativos.
* Desembolso todo desencaixe, pagamento contábil (saída de dinheiro) ou extra contábil (não há a saída física do dinheiro). Podem ser;
a)Custo
b)Despesas
c)Investimento
d)Amortização
e)Depreciação
f)Perda
g)Exaustão
* Perda – Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua...
tracking img