Patrimonio liquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O patrimônio liquido ou situação Líquida: é o capital social e suas variações. Vou explicar melhor para você, essas expressões usadas como sinônimos, nos meios contábeis.
A lei nº 6.404/76, em seu artigo 178, estabelece que no balanço patrimonial as contas que serão classificadas: Em ativo e passivo assim quando elaboramos um balanço patrimonial da empresa não podemos, mas denominar de situaçãoliquida devido à lei que rege, então deve receber o nome de Patrimônio liquido que é composto pelas contas: Capital Social, as Reservas e os Lucros Acumulados, além das contas Retificadoras do Capital a Realizar, Prejuízo Acumulados e Ações em Tesouraria.
E assim como você pode ver, nós da contabilidade também temos a nossa equação do patrimônio.

ATIVO=PASSIVO+SITUAÇÃO LIQUIDA |
DEMONSTRAÇÃODO RESULTADO ABRANGENTE
O Financial Accounting Standards Board (FASB) estabeleceu, em junho de 1997, os padrões de relatório e divulgação dos resultados abrangentes e seus componentes como um dos itens que integram o conjunto de demonstrações financeiras. O conceito de resultados abrangentes (comprehensive income) foi introduzido pela publicação do FASB Concepts nº 3 – Elements of FinancialStatements of Business Enterprises.
No entanto este conceito passou a ser discutido no Brasil somente em setembro de 2009, quando o CPC – Comitê de Pronunciamento Contábil aprovou o Pronunciamento Técnico nº 26, que regulamenta dentre outras demonstrações, a Demonstração do Resultado Abrangente.
De acordo com a Resolução CFC nº 1.185/09 e o CPC 26 a demonstração do resultado abrangente éobrigatória, mesmo não sendo prevista na Lei nº 6.404/76.
O normativo internacional define o resultado abrangente como “uma alteração no patrimônio líquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios. Isso inclui todas as mudanças no patrimônio durante o período, exceto aquelas resultantes de investimentos dos sócios edistribuições aos sócios”.
A demonstração de resultados abrangentes é uma importante ferramenta de análise gerencial, pois, respeitando o princípio de competência de exercícios, atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimônio líquido (e não no resultado) das receitas e despesas incorridas, porém de realização financeira “incerta”, uma vez que decorrem de investimentos de longo prazo,sem data prevista de resgate ou outra forma de alienação.
Na prática o resultado abrangente visa apresentar os ajustes efetuados no Patrimônio Líquido como se fosse um lucro da empresa, por exemplo, a conta ajuste da avaliação patrimonial, registra as modificações de ativos e passivos a valor justo, que pelo princípio da competência não entram na DRE, no entanto, no lucro abrangente estasvariações serão computadas, a fim de apresentar o lucro o mais próximo da realidade econômica da empresa.
O CPC 26, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade estabelece que o lucro abrangente seja calculado a partir do lucro líquido apurado na DRE, assim a demonstração do resultado abrangente deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas:
1. Resultado líquido do período;
2. Cada item dosoutros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza;
3. Parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial; e
4. Resultado abrangente do período.
Segundo o pronunciamento do CPC a apresentação do resultado abrangente deve ser feita separada da DRE, No entanto, considerando que no Brasil, ademonstração das mutações do patrimônio líquido é obrigatória para as companhias abertas, existe ainda, a possibilidade da apresentação da demonstração do resultado abrangente aparecer como parte da DMPL.
A própria regulamentação emitida pelo CPC, autoriza tal publicação quando diz: "A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro das mutações...
tracking img