Patrimonio liquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o assunto que discorrerá sobre o Patrimônio Líquido e sua divisão, ressaltando a sua importância para a empresa, sócios ou acionistas, onde o Patrimônio Líquido vai medir ou avaliar a situação ou condição da entidade, determinando a riqueza própria da empresa e tornando necessária a realização de auditoria, observando se as disposições societárias eestatutárias foram atendidas.
Em seguida aborda-se a NBC-T-9 (Normas Brasileiras de Contabilidade), a qual discorrerá em destaque as normas estabelecidas nos critérios de fusão, incorporação, cisão, transformação e liquidação de Entidades.
















1. PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O Patrimônio Líquido, é a soma dos bens e direitos (elementos patrimoniais positivos) diminuída da somadas obrigações (elementos patrimoniais negativos). Patrimônio Líquido significa a sobra, o resíduo em valor dos elementos patrimoniais, e é utilizado para medir a riqueza própria de uma empresa, podendo ser representado da seguinte forma:
Patrimônio Líquido (PL) = (Bens + Direitos) - Obrigações
É considerado sinônimo de patrimônio liquido:
 Situação liquida;
 Capital próprio;
 Recursospróprios;
 Passivo não exigível.
O valor residual representa o valor do capital próprio da empresa, e conseqüentemente de seus proprietários, aplicados na própria empresa. Conforme disposto pela Lei nº 6.404/76 o Patrimônio Líquido é dividido em:
Capital Social: são os valores dos investimentos iniciais para a formação do negócio, que são entregues à empresa pelos seus sócios ou acionistasfundadores.
Reservas de Capital: Essas reservas em geral constituem-se de saldos em dinheiro que não podem ser distribuídos aos investidores na forma de lucros ou dividendos, devendo ser incorporados ao Capital Social ou compensados com lucros acumulados, quando não houver mais saldo de Reserva de Lucros disponível para esse fim.
Ajustes da Avaliação Patrimonial: São os valores decorrentes dereavaliação de ativos e de outras avaliações ao preço de mercado ou ao preço justo, deduzidas das provisões para perdas não dedutíveis para efeito de tributação, devendo ser lançadas as eventuais provisões para contingências cujos valores sejam conhecidos ou calculáveis.
Reservas de Lucros: São contas de reserva constituídas pela apropriação de lucros da companhia. Representam lucros reservados e constituemgarantia e segurança adicional para a saúde financeira da companhia, porque são lucros contabilmente realizados, que ainda não foram distribuídos aos sócios ou acionistas.
Prejuízos Acumulados: Representa o saldo remanescente dos prejuízos líquidos das apropriações de lucros e dos dividendos ainda não distribuídos, não capitalizados, porém já apropriados para constar no Patrimônio Líquido na datado Balanço, essa conta representa a interligação entre o Balanço e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Ações em Tesouraria: Esta conta deve ser especialmente utilizada pelas Sociedades por Ações embora nas demais sociedades haja a possibilidade de serem compradas pela empresa cotas de capital de algum dissidente, as quais ficariam disponíveis para se assumidas por algum dos demais cotistasou até ser admitido novo cotista.


2. AUDITORIA NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

A auditoria do Patrimônio Líquido consiste em o auditor checar as transações que ocorreram durante o período auditado, observando se foram atendidas, principalmente, as disposições societárias e estatutárias.
O valor contábil do patrimônio liquido (PL) corresponde à diferença entre o ativo e o passivo, assimconsiderando, após conclusão da auditoria do ativo e passivo estaria também concluída a auditoria do Patrimônio Líquido. No entanto é preciso ainda verificar as regularidades quanto aos formalismos legais e estatutários além de verificar também a regularidade de cada parcela em que se divide o patrimônio líquido conforme a lei 6404/76.
2.1. Objetivos da Auditoria do Patrimônio Líquido
A auditoria...
tracking img