Pa diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS E A COMPREENSÃO DA MULTICULTURALIDADE NA ESCOLA 4
2.1. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE 5
2.2. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 6
2.3. pesquisa e prática profissional - diversidade cultural 10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13


1. INTRODUÇÃO
A presente Produção deAprendizagem tem como tema principal a Diversidade cultural: processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola. É um trabalho acadêmico que norteia e articula os conteúdos das três disciplinas ministradas durante a UTA – Educação de Jovens e adultos, Educação e Diversidade e A diversidade cultural como prática na educação.
A Produção de Aprendizagem nosfaz refletir sobre as práticas pedagógicas utilizadas na aquisição e construção da alfabetização no caso da EJA, e no processo de formação das identidades dos alunos e nos conceitos utilizados para a socialização e aprendizagem que ocorrem de acordo com as características físicas, cognitivas, afetivas, sexuais, culturais e étnicas dos envolvidos nos processos educativos.
Trata-se de um movimento dateoria para realidade e vice-versa, permitindo que se faça um levantamento dos problemas e dos dados no cotidiano escolar.
Esse estudo aborda os conceitos da importância da alfabetização de adultos, da diversidade cultural, multiculturalismo e tolerância humana e seus reflexos na vida escolar e na inserção da criança na sociedade. Faz com que tenhamos conhecimentos sobre os pressupostos teóricose sobre aquisição da prática na escola e na vida social em geral e como formar cidadãos para a nossa sociedade.
A abordagem sobre a importância do estudo de jovens e adultos da Diversidade Cultural na educação e a influência que todo esse processo exerce na nossa vida faz com que possamos pensar sobre nossas interações com o mundo e com os outros.

2. Educação, diversidade e pesquisa: Processode construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola
O ser humano possui uma habilidade de comunicação e de formação humanística que contribui e torna visível as diferenças socioculturais presentes em agrupamentos humanos distintos e que se desenvolve em interação com o ambiente e com outros grupos sociais que possibilitam não apenas a compreensão da estruturasocial, da diversidade cultural e do necessário respeito à alteridade, mas, sobretudo a aceitação dos elementos que sustentam as práticas e as intervenções críticas e criativas, desenvolvidas nos contexto sociais escolares e extra-escolares.
Ao pensar nesse processo devemos lembrar que as crianças quando inseridas no ambiente escolar já trazem consigo umas bagagens de conhecimentos, dentro dessecontexto, deparam com questões importantes.
“Cada grupo social estabelece para si um conjunto de regras, responsáveis por delimitar os pensamentos, as ações e por determinar “modos” de vida. Nossas emoções, valores construídos, juízos morais, éticos e religiosos são determinados culturalmente pelas regras que seguimos e construímos”. (Mario Sergio Michaliszyn, p.32, 2011).
O aprendizado da culturacomo conjunto de valores, regras e princípios, o jeito de ser e de viver o modo de vida de um povo e da convivência dos seres nos faz perceber que a cultura é transmitida de geração a geração e nem por isso permanece estática. A Cultura entre os grupos as regras e costumes em interação com outros, desperta maior interesse na criança.
“Cultura diz respeito à inigualável criatividade humana, a todaforma de pensar, de amar, de se relacionar socialmente, de louvar a Deus ou aos deuses. É ela que nos torna humanos e é através dela que nos vemos como seres dotados da capacidade infinita de, a cada dia, inventar um jeito novo de estar no mundo”. (Fátima e Silva de Freitas, p.19, 2011).
Essa interação deve ir além do ensinar a respeitar e ouvir deve-se pensar no que fala para quem fala e...
tracking img