Pa - diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
LEANDRO DA COSTA SARAMAGO PINHEIRO
RU 658476

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola

EDUCAÇÃO DE JONVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – DIVERSIDADE CULTURAL

Niterói, RJ.
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
LEANDRO DACOSTA SARAMAGO PINHEIRO
RU 658476

PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM -

Apresentada à UTA – Diversidade Cultural, no Curso de Pedagogia à Distância da faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Regina Celi
Centro Associado: Colégio Opção - NiteróiNiterói, RJ.
2011
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 4
2. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola. 5
2.1. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5
2.2. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE 7
2.3. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – DIVERSIDADE CULTURAL 9
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
4. REFERÊNCIAS 11
1 - INTRODUÇÃO

Este trabalhode produção de aprendizagem da UTA – Diversidade Cultural que apresentam as disciplinas de EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- DIVERSIDADE CULTURAL do curso de Pedagogia à distância da Faculdade Internacional de Curitiba tem como objetivo oportunizar aos alunos uma Revisão Teórica e Reflexões sobre os temas relacionados às disciplinas.

Aorganização deste trabalho foi baseada na leitura seguida da elaboração de um resumo e de reflexões dos principais tópicos dos livros:

• EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – Mario Sergio Michaliszyn;

• A DIVERSIDADE CULTURAL COMO PRÁTICA NA EDUCAÇÃO – Fátima e Silva de Freitas;

• EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Maria Antônia de Souza.

A construção desta atividadetem uma significativa importância para a maior compreensão do acadêmico de pedagogia nos conteúdos das disciplinas apresentadas durante esse semestre: Um pouco da História da EJA; Legislação educaional e EJA no Brasil; EJA – formação e prática do educador; experiência da EJA no Brasil; Etnicidade, relativismo cultural; Educação e diversidade; multiculturalismo, interculturalidade e educação escolar;pluralidade cultural dentre outras.

2. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola.

A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nasescolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística e democrática que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

2.1. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

“A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram aceso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental”(LDBEN 9.394/1996, art. 37)

É necessário conhecer um pouco da história dessa modalidade de ensino, neste caso, seguindo orientações bibliográficas a partir da leitura “Educação de Jovens e Adultos” de Maria Antônia de Souza.
Falando um pouco da história da EJA no Brasil, devemos pontuar e abordar algumas marcas da educação brasileira que se refere a esta modalidade de ensino. Afinal,no nosso país, a desigualdade social é forte marca. A má distribuição de renda tem sido destacada, expressando contradição social significativa. Enquanto encontramos inúmeros moradores de rua, também passeamos pela cidade observando belas e ricas moradias.
Reconhecemos que a Educação é um fenômeno social, cultural e político e, portanto, nunca ocorre isoladamente num determinado grupo...
tracking img