Ouvido pensante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto, "Limpeza de Ouvidos", trata-se de um capitulo do seu livro "O Ouvido Pensante". Nesse capitulo o autor utiliza-se de uma linguagem extremamente didática, detalhista e de fácil compreensão. Otexto refere-se a notas e exercícios de um curso de musica experimental ministrado por Schafer. Esse curso tinha o intuito de abrir ouvidos: levar os alunos a perceberem sons nunca antes percebidos;ouvir avidamente os sons de seu ambiente e os sons que eles próprios injetavam nesse meio e ainda, produzir som, e fazer musica.

O texto é dividido em microestruturas que definem conceitosmusicais como: silêncio, som, timbre, etc. Além dessas definições há uma gama de exercícios com a intenção de testar a validade do que foi discutido durante suas aulas. Essa obra não é endereçada apenas aprofessores pode, e deve ser lida por uma ampla gama de profissionais, além de amantes da música em geral e ou leigos em buscas do entendimento de determinados conceitos musicais.

Ruído: é um somindesejável, negativo. Ex: estática do telefone. Ás vezes a dissonância é chamada de ruído. Porém, consonância e dissonância são termos relativos e subjetivos. Uma dissonância para uma época, geraçãoe/ou indivíduo pode ser uma consonância para outra época, geração e/ou indivíduo. Ruído qualquer som que interfere. Segundo Schopenhauer, quanto mais selecionamos os sons para ouvir, mais somosprogressivamente perturbados pelos sinais sonoros que interferem.

Silêncio: ausência de som –– o negro. Na ótica, o branco é a cor que contêm todas as outras. Esse "ruído branco" é a presença de todas asfreqüências audíveis em um som complexo. Se filtrarmos o ruído branco, eliminando progressivamente as faixas maiores de freqüências mais altas e/ou mais baixas, eventualmente vamos chegar ao som puro–– o som sinoidal. Filtrando-o, também, teremos silêncio –– total escuridão auditiva. O silêncio é um recipiente dentro do qual é colocado um evento musical. O silencio protege o evento musical...
tracking img