Raymond murray schafer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Raymond Murray Schafer

Acadêmicos:
Cristiano Augusto Mundt

Introdução

O referido trabalho trará um breve relato de Raymond Murray Schafer. Sua forma de encarar a música e o fazer musical o têm tornado reconhecido mundialmente, por sua preocupação com a natureza, sons produzidos por ela e também o impacto que séculos de avanço tecnológico trazem a nossos ouvidos.
Falaremos sobre seuprincipal projeto, Paisagem Sonora, e também sobre algumas das contribuições que suas obras escritas e gravadas trazem aos que aspiram por uma carreira musical, ou mesmo o ensino das artes; em especial, da música.

Enquanto a primeira geração de educadores preocupou-se em fazer a criança desenvolver habilidades de escuta, incentivou o movimento corporal e trabalhou suas habilidades de intérprete,na segunda metade do século XX a preocupação deslocou-se do âmbito da performance para o da composição; provocando a necessidade de criação de formas alternativas de notação musical.
Na segunda metade do século XX pode ser identificado um grupo de compositores preocupados em fornecer ao aluno com pouca ou nenhuma experiência em escrita tradicional de música, obras especialmente planejadas paraserem executadas em sala de aula; que não exigem conhecimento de teoria ou habilidades em performance para que sejam executadas.

Vida e Obra

Biobibliografia de Murray Schafer

1933 – 1956: Formação Musical
Raymond Murray Schafer nasceu no dia 18 de julho de 1933, em Sarnia; província de Ontário, no Canadá. Quando criança estudou piano com a mãe e na adolescência ingressou no RoyalConservatory of Music, em Toronto. Lá estudou piano com Alberto Guerrero; composição com John Weinzweig, um dos mais renomados compositores canadenses da época e professor de uma importante geração de músicos da mesma nacionalidade. Concomitantemente, estudou cravo com Greta Kraus, no mesmo conservatório. Não chegou a concluir seus estudos. Foi para a Europa, onde permaneceu por cerca de 6 anos.

1956 –1962: Viagens e carreira profissional

Ficou certo tempo em Viena, decidiu ir para a Inglaterra, onde estudou composição com Peter Racine Fricker. Em 1962 votou ao Canadá e foi trabalhar no Centro de Música Canadense. Durante algum tempo, trabalhou com os pesquisadores do CMC, tendo uma notável atuação, principalmente por uma série de concertos que concebeu, denominada Concertos dos dezséculos, que deixaria profundas marcas na cultura canadense, pois se propunha a divulgar obras musicais importantes – da Idade Média à Música Contemporânea -, que nunca haviam sido executadas no Canadá. O projeto durou 6 anos. No ano seguinte, Schafer foi trabalhar em St. John, na Terra Nova, graças a um convite para atuar no The Memorial University como artista residente. Mesmo distante continuou acolaborar na produção do projeto; escrevendo notas e ajudando a organizar apresentações.

1964 – 1974: Pesquisador, educador, criador

Em 1964 recebeu uma proposta de trabalho e foi para a costa oeste, iniciando um período intenso de pesquisa, docência e criação, na Universidade de Simon Fraser, Barnaby (distrito de Vancouver, na Colúmbia Britânica), onde ficou por cerca de 10 anos. Dessa épocadatam seus primeiros livros sobre educação Musical – O compositor na sala de aula, Limpeza de ouvidos, A nova paisagem sonora, O rinoceronte em sala de aula e Quando as palavras cantam – que, mais tarde foram reunidos em um só livro, O ouvido pensante (1991 [1986]), junto a outros artigos esparsos a respeito de educação musical. No período em que permaneceu em Simon Fraser, iniciou The WorldSoundscape Project (Projeto Paisagem Sonora Mundial) que marcou internacionalmente sua atuação no campo da ecologia acústica. Como resultado dessa pesquisa, em 1976, publicou o livro The tunning of the world (A afinação do mundo) (2001[1977]), primeiro estudo sistemático da paisagem sonora mundial.

A partir de 1974: Novo modo de vida

Depois de algum tempo dedicado à vida universitária, Schafer...
tracking img