O ouvido pensante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
R. Murray Schafer nasceu em 1933, em Sarnia, Ontário, Canadá. Na década de 50, entre outras múltiplas atividades na Europa, trabalhou na produção da ópera Le Testament, de Ezra Pound. É um dos maisdestacados compositores de seu país, projetando-se internacionalmente pelas suas posições de vanguarda. Esteve no Brasil, em 1990, tendo ministrado palestras e orientando seminários na UNESP.Destaca-se pelo seu trabalho na educação musical e pela sua visão global da música. Schafer escreveu uma das mais importantes obras em torno do violão nos últimos anos, Le Cri de Merlin (1987). É dono deidéias bastante originais acerca do ensino musical.
O texto, "Limpeza de Ouvidos", trata-se de um capitulo do seu livro "O Ouvido Pensante". Nesse capitulo o autor utiliza-se de uma linguagemextremamente didática, detalhista e de fácil compreensão. O texto refere-se a notas e exercícios de um curso de musica experimental ministrado por Schafer. Esse curso tinha o intuito de abrir ouvidos: levaros alunos a perceberem sons nunca antes percebidos; ouvir avidamente os sons de seu ambiente e os sons que eles próprios injetavam nesse meio e ainda, produzir som, e fazer musica.
O texto é divididoem microestruturas que definem conceitos musicais como: silêncio, som, timbre, etc. Além dessas definições há uma gama de exercícios com a intenção de testar a validade do que foi discutido durantesuas aulas. Essa obra não é endereçada apenas a professores pode, e deve ser lida por uma ampla gama de profissionais, além de amantes da música em geral e ou leigos em buscas do entendimento dedeterminados conceitos musicais.
Ruído: é um som indesejável, negativo. Ex: estática do telefone. Ás vezes a dissonância é chamada de ruído. Porém, consonância e dissonância são termos relativos esubjetivos. Uma dissonância para uma época, geração e/ou indivíduo pode ser uma consonância para outra época, geração e/ou indivíduo. Ruído qualquer som que interfere. Segundo Schopenhauer, quanto mais...
tracking img