Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Pernambucano de Ensino Superior – IPESU
Aluna: Rozilda Carneiro
Ricardo Gomes
Joab Lourenço

EXERCÍCIOS PARA PF

Recife, 14 de Março de 2013.

Aluna: Rozilda Carneiro
Ricardo Gomes
Joab Lourenço

EXERCÍCIOS PARA PF

Professora: Neuma Vitorino
Recife, 14 de Março de 2013.

Exercício para PF

1- Quais são as três áreas docomportamento organizacional? O que cada uma enfoca? Por que se desenvolveram separadamente? Por que é importante que você conheça um pouco de todas elas?

As áreas de Comportamento organizacional são elas:
microorganizacional, mesoorganizacional e macroorganizacional;
Comportamento micro organizacional enfoca o estudo do individuo dentro da organização onde são analisados, valores,atitudes, percepção, aprendizagem, personalidade, motivação, para que se possa traçar um perfil do individuo no campo de atuação;
Comportamento meso organizacional enfoca o individuo na formação dos grupos dentro da organização, como os grupos se relacionam, comunicam, formando equipes de trabalhos e de liderança;
Comportamento macro organizacional enfoca o comportamento de empresas consideradascomo entidades, na cultura organizacional, do país.
O desenvolvimento em separado teve como objetivo o conhecimento isolado em diversas áreas, sendo na psicologia, na sociologia, na ciência política e na economia, após esses estudos procuram desenvolver uma estrutura unificada organizacional;
É importante para dar embasamento e entendimento ao funcionamento de cada área dentro da estrutura docomportamento organizacional.

2- O que uma empresa deve fazer para garantir uma vantagem competitiva sobre outras empresas? Como o conhecimento sobre o comportamento organizacional pode ajudar a empresa a obter esta vantagem?

A vantagem competitiva procura isolar os pontos positivos dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado, confrontando e comparando com a concorrência para que haja umdiferencial, onde o consumidor busca qualidade, preço e beneficio;
O comportamento organizacional é uma importante ferramenta para garantir uma vantagem competitiva, pois uma organização bem sucedida precisa de pessoas, de pessoas que saibam trabalhar em equipes e que juntas possam alcançar os objetivos da empresa de maneira eficaz, criando um ambiente saudável, no qual haja confiança e um bomrelacionamento interpessoal entre todos das equipes.

3- Nas percepções de quem você confia para descrever e diagnosticar problemas organizacionais? Como a escolha desta pessoa poderia afetar a descrição e o diagnostico fornecidos?

Nas percepções dos gerentes, ou gerenciais. Pois a descrição apresenta um quadro mais realista e que busca aperfeiçoar soluções, apresentando assim, umdiagnostico o qual procura alcançar escolhas possíveis, avaliando uma alternativa por vez, e analisando os problemas em consequência.

4- Quais protótipos principais existentes para as pessoas na organização? Qual o grau de precisão desses protótipos?

Pessoas Criativas, Pessoas Persistentes e Pessoas dotadas de Energia. Os protótipos Criativos estabelecem metas e possuem altos níveis de aspiração;os Persistentes dedicam-se bastante aos processos, independente dos obstáculos, e os Dotados de Energia trabalham duramente por longos períodos. Diante dessas características, os protótipos reúnem vastas informações relacionadas ao que estão trabalhando, e avaliam diversas vezes suas ideias em nível de obter resultados mais satisfatórios.

5- Imagine alguém que você conheça que foi muitobem-sucedido no campo de trabalho que escolheu. Quais foram os traços de personalidade importantes que conduziram ao sucesso desta pessoa? Agora imagine o que teria acontecido se essa pessoa tivesse escolhido uma linha diferente de trabalho. Você acha que ela teria tido êxito independente de qual fosse o campo em que ela se aventurasse, ou você consegue imaginar linhas de trabalho para as quais ela...
tracking img