Osmose em ovos de codorna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As células são estruturas fundamentais na existência dos seres vivos, descoberta por Hooke em 1665 através de uma observação de cortes de cortiça denominou o nome da estrutura de célula.
Compostas de várias organelas com funções bem definidas, essas estruturas são capazes de crescerem e se multiplicarem.  As células formam os tecidos e por consequência os tecidos formam os órgãos,que formam os sistemas, que, por fim, formam o organismo vivo. Há diferenças entre células animais e células vegetais, para isso nos foram propostas algumas atividades de experimentação e observação em microscópio eletrônico para relacionarmos aos diversos processos que ocorrem nas mesmas.

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: CONHECENDO O MICROSCÓPIO.

O Microscópio é um instrumento utilizado para visualizarestruturas muito pequenas,que não podem serem vistas a olho nu.Além de ampliar a imagem de um objeto o microscópio serve para aumentar o ‘poder de resolução” do olho humano.
Com isso, na primeira aula de laboratório de Microscopia conhecemos todas as partes constituintes de um microscópio óptico que é constituído por:
* Base ou pé;
* Coluna ou braço;
* Mesa ou Platina;
* Charriot;
*Canhão;
* Parafusos Macrométrico e Micrométrico;
* Fontes de Luz;
* Revolver;
* Lentes objetivas;
* Lentes Oculares;
* Condensador;
* Receptáculo do Filtro;
* Diafragma;
* Sistema de trava ou de segurança;

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: OBSERVAÇÃO DO TECIDO DA MUCOSA BUCAL

O epitélio é um tecido celular existente nos animais, formado por uma só ou várias camadas, que limita assuperfícies externas e internas do corpo e que pela forma das células se podem distinguir em epitélio pavimentoso, cilíndrico e cubico.
O epitélio bucal é tal como o próprio nome indica o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas ou alongadas que apresentam os bordos dobrados devido ao facto de não possuírem uma parede celularrígida como as células vegetais.
Para esse experimento foram utilizados os seguintes procedimentos:
* Com a ajuda de uma espátula de madeira, foi raspada levemente a superfície da parede interior da bochecha;
* Em uma lamínula foi adicionada um gota de azul de metileno e cobriu-se com uma lamela;
* Em seguida foram feitas as observações no Microscópio Óptico;
* Por ultimo, representamostoda a observação através de um desenho.
Ao observar os resultados podemos verificar que as células do epitélio bucal não têm parede celular, visto que são células animais, e, por conseguinte os seus bordos apresentavam-se ligeiramente dobrados.
Depois de corar a preparação com azul de metileno verificamos que as células ficaram azuis, de tal modo que pudemos distinguir os seus núcleos, agoracorados de azul escuro, assim como a membrana celular e o citoplasma que também coraram, mas num azul ligeiramente mais claro.

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: OBSERVAÇÃO DO BOLBO DA CEBOLA

O bolbo da cebola trata-se de um caule subterrâneo que apresenta túnicas carnudas e sobrepostas. Cada túnica é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada umadessas túnicas existe uma epiderme, ou seja, uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme foi o objeto de observação microscópica.
Para o experimento foram utilizados os seguintes procedimentos:
* A partir de um quarto do bolbo da cebola foi retirado, com o auxílio da pinça,
uma porção da película da epiderme interna;
* Foi colocada emuma lâmina e coberta cuidadosamente com uma lamela;
* Procedi á observação da preparação no Microscópio Óptico.
* Efetuamos os registros necessários, identificando as estruturas presentes na membrana.

Com esta atividade experimental foi-nos possível ter um contato mais próximo com a microscopia e as suas técnicas, de entre as quais se destaca a coloração, pois foi esta técnica que nos...
tracking img