Jornal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jornal Sesiano

Sociologia

-Economia a Todo -Vapor; -Mudanças de Padrão; -Emprego Desigual; -Deficiência Não é Incompetência; -Classificados; -Entretenimento -Racional; -Escola Primeiro, Trabalho Depois.
Jornal produzido com o objetivo de informar os jovens a respeito dos problemas e dificuldades enfrentados no mercado de trabalho. Enfoca temas diversos a respeito do mundo profissional esuas características.

CONTEÚDOS:

Economia a Todo Vapor
A economia brasileira anda em ritmo acelerado nos ultimos anos. Sem dúvida bons algo de bom aconteceu sobre a economia demonstrando que o país está a todo vapor. Nos últimos 18 anos o Brasil se dispôs a lutar e vencer importantes obstáculos relacionados à economia. Segundo o Ipea, o Brasil pode ser a quinta economia do mundo na próximadécada. Além de crescer economicamente, o Brasil deve se transformar também na quinta melhor sociedade, do ponto de vista do Os maiores crescimentos foram dos estados do sudeste do Brasil. Aumentando à demanda de vagas e requisitando maior qualificação dos profissionais. Tradicionalmente, o segundo semestre é mais aquecido e as contratações são bem maiores neste período. Um exemplo disso é aconstrução civil, que neste ano deve bater o recorde histórico na criação de vagas, que foi atingido em 2010. Portanto, a demanda por profissionais qualificados está muito acima do que o Brasil é capaz de oferecer. Isso gera uma ultra-competição por talentos, aumentando as compensações oferecidas aos indivíduos que

Diferença do Índice de Desemprego no Brasil, de 2009 a 2010

apresentem as competênciasessenciais para o novo momento da economia brasileira. É a falta de profissionais multifuncionais no mercado.

Mudanças de Padrão
Nos últimos anos, o mercado de trabalho fora invadido pelas mulheres. Essa invasão veio associado a transformações nas relações conjugais, como àquelas familias, que são chefiadas por mulheres; encontram-se em constante crescimento. E como a família é a base dasociedade qualquer transformação que ocorra influenciará diretamente nas relações sociais. Em outras palavras, as mulheres atualmente, representam parte da força de trabalho no país. Porém, esta inserção ainda é predominante nas ocupações e ofícios que guardam correlação direta com as funções que elas desempenham no espaço doméstico, tendo menor status social e demandando menor qualificação formal;consequentemente obtendo menor renda. Apesar de até mesmo possuírem maior capacitação profissional que alguns homens, no setor industrial por exemplo, a diferença entre os salários ainda é grande. E quanto maior a escolaridade, maior a diferença salarial entre homens e mulheres na mesma ocupação. Logo, esse padrão se repete em muitos países. Mas, para mulheres brancas, esta diferença em relação aoshomens está caindo.

Emprego Desigual
As diferenças entre gênero e raça são a base da desigualdade social no Brasil que, por sua vez, implica na permanência e reprodução das situações de pobreza e exclusão social. Por isso, enfrentar esse tipo de problema, que é imprecindivel, representa um cuidado com a característica estrutural da sociedade brasileira para a superação da falta de vagas, em umtrabalho decente, existentes. Essas divergências de raça se expressam claramente nos indicadores de mercado de trabalho, pode-se ver claramente, através de pesquisas. Portanto, observa-se importantes diferenças por gênero e raça; O nível de escolaridade das mulheres é claramente superior ao dos homens, mas as desigualdades raciais não se reduzem. A taxa de desemprego de mulheres e negros ésistematicamente superior à de homens e brancos e a taxa de desemprego das mulheres negras é quase o dobro da dos homens brancos.

Atualmente 14% da população brasileira possui algum tipo de deficiência e a regra da Previdência Social estabelece que empresas com mais de 100 funcionários devem preencher de 2% a 5% de seus cargos com portadores de deficiência ou pessoas reabilitadas. Há empresas...
tracking img