Lei gerias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- (ANA / ANALISTA ADMINISTRATIVO / 2009) De acordo com a Lei n. 8.112/1990, são formas de provimento de cargo público, exceto:

a) Nomeação.
b) Promoção.
c) Readaptação.
d) Recondução.
e) Remoção.


2- (ANA / ANALISTA ADMINISTRATIVO / 2009) Sobre os afastamentos previstos no Re-gime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, é correto afirmar:

a) o servidor investido no mandatode prefeito perceberá as vantagens de ambos os cargos, independente de haver compatibilidade de horá-rio.
b) apenas quando o curso for realizado no exte-rior será permitido o afastamento para participa-ção em programa de pós-graduação stricto sen-su.
c) o servidor investido no mandato de vereador perceberá as vantagens de ambos os cargos, independente de haver compatibilidade de horá-rio.
d)apenas a outro órgão ou entidade dos Poderes da União o servidor poderá ser cedido para exer-cício de cargo em comissão.
e) o servidor investido no mandato de deputado estadual ficará afastado do cargo.


3- (ANA / ANALISTA ADMINISTRATIVO / 2009) Sabendo-se que a prévia habilitação em concurso público é condição necessária à nomea-ção para cargo de carreira ou cargo isolado de provimentoefetivo, e considerando o que dispõe a Lei n. 8.112/1990, é correto afirmar sobre tal instituto que:

a) poderá ser aberto novo concurso ainda que haja candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade já expirado.
b) será de provas, de títulos ou de provas e títu-los.
c) poderá ter validade de um ano e ser prorro-gado uma única vez, por mais dois anos.
d) terá seu prazo de validade econdições de realização fixados em Decreto Presidencial.
e) poderá ter validade de seis meses e ser pror-rogado várias vezes, por mais seis meses em cada prorrogação, até o limite de quatro anos.

4- (ANA / ANALISTA ADMINISTRATIVO / 2009) Assinale a opção que preenche correta-mente a lacuna da seguinte frase:
“De acordo com a Lei n. 8.112/1990, a licença ______________________ será contadaapenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.”
a) à gestante
b) por motivo de acidente em serviço
c) à paternidade
d) para tratamento de saúde de pessoa da famí-lia do servidor, com remuneração
e) para capacitação


5- (ANA / ANALISTA ADMINISTRATIVO / 2009) Um servidor público federal estável foi demitido após processo administrativo disciplinar. Inconformado com a decisão, ajuizouuma ação em que requereu a anulação da decisão administrativa. Ao final de seu processamento, o servidor obteve decisão transitada em julgado favorável a seu pedido. Nos termos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a fim de que o servidor retorne a seu cargo de origem, ainda existente, a decisão judicial deverá ter determi-nado sua

a) readaptação.
b) reintegração.
c) reversão.
d)recondução.
e) disponibilidade.


6- (MF / ATA / 2009) É vedado(a) ao servidor público, exceto:

a) representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder quando cometidos por sua auto-ridade superior.
b) promover manifestação de apreço ou desa-preço no recinto da repartição.
c) a acumulação remunerada de cargos públicos, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal.
d) ausentar-sedo serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato.
e) manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil.





7- (MF / ATA / 2009) Acerca do provimento de cargos públicos federais, regulado pela Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale a opção incorreta.

a) São requisitos básicos paraa investidura em cargo público, entre outros, a nacionalidade bra-sileira, o gozo dos direitos políticos e a idade mínima de dezoito anos.
b) A posse em cargo público é ato pessoal e in-transferível, sendo proibida a sua realização me-diante procuração.
c) A posse deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimen-to, sob pena de ser o ato tornado sem...
tracking img