Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Para falarmos de positivismo é importante saber o que é o positivismo; Segundo as palavras do próprio Comte (1988, p.43).
O positivismo se compõe essencialmente duma filosofia e duma política, necessariamente inseparáveis, uma constituindo a base, a outra a meta dum mesmo sistema universal, onde a inteligência e a sociabilidade se encontram intimamente combinados.
Partindo dessapremissa positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX, é uma doutrina altruísta e científica. Os positivistas não consideravam os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos. E para falar em Positivismo tem quefalar em seus idealizadores como: Auguste Comte e John Stuart Mill e suas influencias nas ciências principalmente na criação da Sociologia.

DESENVOLVIMENTO
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte um dos maiores filósofos da humanidade e idealizador do Positivismo, nasceu em Montpellier, sul da França, no dia 19 de janeiro de 1798, filho de uma família monarquista e católica. Muitosacreditam que Comte faleceu, possivelmente de câncer, em 5 de setembro de 1857, em Paris.
Auguste Comte, fundador da sociologia e do positivismo desenvolveu seu interesse pelas ciências naturais onde baseava-se pelo momento histórico que vivenciava e pelas questões sociais.
A filosofia positiva de Comte foi tecida dentro de um momento histórico pós-revolucionário francês. Onde surgia uma novarealidade entre a velha e a nova ordem diante desse momento travava-se uma guerra entre os Aristocratas que eram ligados ao antigo regime, esses lutavam por sua permanência na nova ordem social instituída e os Burgueses queriam fazer parte do poder com o interesse em defender não somente os seus ideais capitalistas, mas também os direitos de um povo oprimido. Diante de tal embate Comte, entãomeditava e criava suas ideias e constatações daquela sociedade em transformação. A essência do pensamento Positivista de Comte, tinha como base de estudo a humanidade diante das leis naturais e no meio social, mais suas analises tinha como pilares a objetividade, neutralidade, a ciência e a razão, Pois o Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimentoverdadeiro.
Para o Positivismo é correto afirmar que uma teoria é verdadeira se a mesma foi comprovada cientificamente, os Positivistas não consideram os conhecimentos ligados a crença, ou qualquer outro que não possa ser provado pela ciência. Diante dessa premissa para Comte o progresso da humanidade depende da racionalidade e comprovabilidade da ciência. Essa concepção do Positivismo naconstrução do saber científico tem como características: o empirismo; Objetividade; Experimentação. O Empirismo que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam ideias, portanto defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, crenças entre outros. Quando se trata da objetividade é que o conhecimento positivo deverespeitar o objeto estudado, esse deve ser estudado na sua essência sem ser influenciado pelo pesquisador ou conhecedor, o mesmo deve pouco intervir, para assim, entender melhor o objeto de estudo. Outra característica importantíssima do saber cientifico é a Experimentação, ou seja, A observação de um fenômeno leva o pesquisador a supor a causa ou consequência e isso só é possível se houver teste dosfatos provando e experimentando para assim ter uma validade uma precisão.
Comte garantia que era possível através da observação da vida social utilizando-se do método cientifico, criar um processo permanente de melhoria e evolução. Sendo assim o Positivismo de Comte, afirma que o conhecimento é uma verdade comprovada e que o método experimental é o caminho para o pensamento científico, esse...
tracking img