Cultura surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA SURDA

Hoje em dia a convivência com as pessoas portadora de deficiência auditiva, se torna cada vez mais uma relação normal do cotidiano, coisa que antigamente não era tão simples e vista com bons olhos, desse modo à relação entre os surdos e as pessoas ditas “normais” ao longo dos anos se tornou algo mais simples e normal aos olhos da população.
Pois hoje em dia podemos ver cada vezmais essas pessoas vivendo em sociedade normalmente e grande parte dela já inclusas no meio social, onde vemos essas pessoas atuando em campos profissionais onde não estávamos acostumados a ver antes. Hoje essas pessoas já trabalham, estudam levam uma vida normal como qualquer outra pessoa, pois essas pessoas buscam viver em sociedade sem nenhuma dificuldade; melhor dizendo que muitas às vezes asdificuldades são colocadas por pessoas “perfeitas”, e essa inclusão é feita de forma gradativa, alongo do tempo.
E essa inclusão só foi possível, pois ao longo dos anos tivemos mais pessoas qualificadas, que possam se comunicar de forma clara e simples entre amigos e parentes, ou até mesmo em seu local de trabalho, escola. Essa comunicação tem que se tornar natural e não ser vista como umacomunicação de pouco, pois essas pessoas vêm conquistando seu espaço a cada dia mais e cada dia uma conquista diferente, essa comunicação não deve ser vista como uma comunicação estranha, e nem ser vista e entendia com olhar preconceituoso. Essa cultura pode ser compreendida através dos estudos e projetos realizados para esse "grupo de pessoas”, sendo que essa uma cultura surda, uma vez que seusmembros sejam ouvintes ou não, pois nem toda pessoas com deficiência auditiva é totalmente deficiente auditivo.
Algumas pessoas podem ter parte da audição, mas acha mais simples e fácil a comunicação através das libras, linguagem utilizada pelos surdos, essa linguagem é o principal meio de comunicação entre os surdos.
Com tudo o principal é o respeito com essas pessoas, pois eles merecem e temdireito. Coisa bem diferente que estamos acostumados a fazer, pois tratamos o surdo como pessoas "coitadinhas, ou pessoas incapazes". E desse modo não devemos esquecer que essas pessoas possuem família e elas também precisam ser educadas elas possam se comunicar com seus familiares e amigos, e, contudo lembrando sempre que as escolas, professores e empresa precisam estar capacitados para receber essaspessoas com deficiência auditiva, melhor dizendo que possam receber essas pessoas "especiais" bem.
Sendo que nunca devemos dizer que os portadores de deficiência auditiva e “surdo e mudo”, não existe esse termo ou é um ou é outro, a pessoa com surdes não fala pelo fato de não ouvir, pois só aprendemos a falar com ouvimos quando a criança ela não ouve, ela não consegue falar, pois nunca conheceu somalgum onde houvesse o estimo do balbucio e a partir dai surgimento e estímulos das primeiras palavras.
A pessoa que possui deficiência auditiva desde seu nascimento e outras podem ter a perda gradativa da audição, quando a criança nasce com a deficiência auditiva ela desenvolve gesto caseiro para sua comunição com seus familiares , mas isso pode ser revertido quando ela começa a frequentarescola, e a partir dai ela vai desenvolver a linguagem de sinais a libras, quando essa criança/adultos não e surdo profundo e te a perda da audição normalmente elas se utilizam de língua falada juntamente com libras. lembrando que as crianças nascidas de pais surdos eles aprender a “balbuciar”, com as mãos pois são os primeiros contatos que ele tem com seus pais, através dos sinais com as mãos, dessemodo a língua fala ele vai desenvolver depois de algum tempo , quando ele tiver contato mais frequente com a língua falada.
O grupo de pessoas auditivas e muito fechado, pois as pessoas acham que é muito difícil a comunição com esse grupo de pessoas, normalmente esse preconceito vem pelo falo de não conhecer as linguagens por eles utilizadas “libras”, eles possuem um pouco de receio de convívio...
tracking img