Cultura surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS IMAGENS DA CULTURA SURDA
Capítulo 1
QUAL O CONCEITO QUE TRAZEMOS SOBRE A CULTURA SURDA?
Ou é identificada como os meios de comunicação de massa ou, então, cultura diz respeito às festas e cerimônias tradicionais, às lendas e crenças de um povo, seu modo de se vestir, sua comida e a sua língua. O doutor lynn comente que ``apesar de uma longa história de descrições e definições de culturaem várias tradições, o conceito continua a oferecer mais indagações do que respostas .´´
Traçarei algumas sequências históricas mostrando as transformações nas relações da sociedade com a natureza e, principalmente nas relações de seus membros entre si.
Desde o final do século XIX, os pesquisadores vêm elaborando inúmeros conceitos sobre cultura e, apesar de a cifra ter ultrapassado mais de 200definições, ainda não chegaram a um acordo sobre o significado exato da terminologia.
Conforme assinala Schiller, a cultura é a estrutura daquilo que é chamado de hegemonia que molda os sujeitos humanos às necessidades de um tipo de sociedade politicamente organizada, remodelando-os com base nos atuantes dóceis, moderados, de elevados princípios. a alteridade e a a diferença são vistas comomancha para a sociedade, fazendo com que tenham a necessidade de transformação do ``outro ´´, isto é , como já ilustrado anteriormente, moldando os sujeitos `` diferentes ´´ para serem iguais a eles .
Esta sociedade a identidade e cultura são vistas como essêncialistas, substancialistas, prontas e puras para esse grupo hegemônico. Herder propõe pluralizar a terminação cultura, falando das culturasde diferentes nações e períodos , bem e como de diferentes culturas sociais e econômicas .neste pensamento pós- moderno, a pluralidade encontra -se cruzada com a auto identidade, em vez de se dissolver em identidades distintas.
A humanidade, ao longo do tempo, adquire conhecimento através da língua, crenças, hábitos, costumes, normas, de comportamento entre outras manifestações.
Considerar aquestão cultural no plural admite a multiplicidade de manifestações de grupos culturais das mais diversas naturezas tornando o conceito da cultura mais amplo.
Conforme afirma Hall (1977), nas teorias do campo dos Estudos Culturais, a cultura que temos determina uma forma de ver, de interpretar, de ser, de explicar e de
compreender o mundo. Os estudos culturais são originados da Inglaterra;depois se expandiram para os Estados Unidos e outros países da Europa e da América Latina.
De acordo com Culler (1999), ``[...] o projeto dos Estados Culturais é compreender o funcionamento da cultura, particularmente no mundo moderno.
A cultura é uma ferramenta de transformação, de percepção, da forma de ver diferente, no que faz emergir a “diferença”. O vocábulo “cultura”, vindo do latim,significa o cuidado dispensado à terra cultivada; segundo Eagleton (2005) o conceito da cultura .
O vocábulo cultura, vindo do latim, significa o cuidado dispensado à terra cultivada; segundo Eagleton (2005) o conceito da cultura

Capítulo 2
OS SURDOS TEM CULTURA?
As pessoas se espantam e questionam com perguntas como os surdos têm cultura? Como pode haver uma cultura surda? Será que nas festasdos surdos há músicas? Esses questionamentos ocorrem porque as pessoas não conhecem e não sabem como é o mundo dos surdos e fazem suposições errôneas acerca do povo surdo. As pessoas deduzirem que os surdos vivem isolados e que para se integrar é preciso adquirir a cultura ouvinte, isto é, para viver ``normal ´´,segundo a sociedade, é preciso ouvir e falar.Eu imagino o meu mundo sem som, eu estariaisolado,desorientado,incomunicável e incapaz de receber comunicação.
Os povos surdos não vivem isolados e incomunicáveis; simplesmente os sujeitos surdos têm seu modo de agir diferente. Foi uma experiência diferente: entrei na festa e de repente me vi no meio de cerca de dois mil surdos, ali eu é que era o estranho. Sequer sabia qual era a etiqueta como é pedi desculpas, na língua de sinais,...
tracking img