Cultura surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Surda |
|
Aluna: Ana Karolyne S. Benn Matrícula: 1117844-9 Curso: Ciências Contábeis Turma: Segunda-feira e Quarta-feira Turno: Noturno |

Cultura Surda
Quando falamos de pessoas que possuem algum tipo de deficiência já classificamos como pessoas que necessitam de algum cuidado especial e que não podem fazer as suas coisas sozinhas, assimcomo as pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência. A sociedade não é devidamente informada e educada para lidar com pessoas com algum tipo de deficiência, não respeitam as vagas para eles, não respeitam as calçadas, entre outras coisas.
A surdez não é uma deficiência que faça com que os surdos sejam excluídos da sociedade. Os surdos são pessoas como nós, eles andam sozinhos, comemsozinhos, tomam banhos sozinhos, vão trabalhar, pagam impostos, enfim, possuem uma vida normal como a vida de qualquer pessoa. Por isso, eles precisam ser tratados e inseridos na sociedade desde a saúde á educação.
Os surdos são pessoas que nasceram ou adquiriram a deficiência auditiva e são classificados da seguinte forma:
* Natisurdos ou pré-linguais: são pessoas que antes de aprender a falarficaram ou nasceram surdos, possuem maior dificuldade de aprender a falar;
* Ensurdecidos ou pós-linguais: são pessoas que ficaram surdas após terem adquirido a língua falada.
A perda auditiva é considerada como:
* Surdez leve: pessoas que conseguem distinguir a língua falada;
* Surdez média: pessoas que conseguem distinguir barulhos;
* Surdez profunda: pessoas que não conseguemperceber nem grandes ruídos.
A criança que nasce surda passa pela mesma fase que uma criança ouvinte, ela chora de fome, grita de satisfação, emite sons significativos até uns seis meses de idade. Após isso, as palavras que os pais esperam não surgem, a língua falada fica atrasada, diferenciando essa criança das outras, fazendo com que o seu acesso à continuidade de conhecimento e informação fiquelimitado, e consequentemente, excluindo essa criança da sociedade. O desenvolvimento dela não deve ser limitado à audição, e sim da oportunidade de se comunicar de forma adequada.
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, é a melhor forma da criança se entender, se questionar e se desenvolver cognitivamente e emocionalmente. Ela oferece a base sólida para a criança se desenvolver normalmente no mundodos ouvintes. A língua de sinais é importantíssima para essa transmissão e evolução da Cultura Surda.
[...] “uma cultura é um conjunto de comportamentos apreendidos de um grupo de pessoas que possuem sua própria língua, valores, regras de comportamento e tradições; uma comunidade é um sistema social geral, no qual um grupo de pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certasresponsabilidades umas com as outras”.
Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis. Editora UFSC. 2008. (p.30-31)
Ou seja, a Cultura Surda é o jeito que o surdo entende o mundo, sendo capaz de poder modificá-lo e torná-lo habitável através das suas percepções visuais. Ela não é composta apenas de surdos e também de ouvintes, como familiares, professores,intérpretes, amigos, entre outros.
Segundo a Federação Nacional e educação e integração dos Surdos – FENEIS estima-se que 15% a 25% (25 milhões) de brasileiros sejam portadores da surdez adquirida ou congênita. Inúmeras causas provocam a surdez, como: a gestante que contrai rubéola; casamentos consanguíneos; sífilis; meningite; aplicação em excesso de antibióticos em crianças; um forte trauma emocional.Sendo que, 50% dos casos são de origem desconhecida.
Segundo a Associação dos Surdos da Grande Florianópolis – ASGF,
[...] “a criança ouve o que acontece ao seu redor e vai construindo o seu próprio mundo a sua personalidade de acordo com as experiências vividas. O surdo compartilha dessa apreensão de forma diferente do ouvinte. A ausência da audição exige um trabalho especial para que...
tracking img