Os excluidos: processo historico e economico do envolvimento com entorpecente na cidade de mossoró

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS EXCLUÍDOS: UMA RECONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA E ECONÔMICA DO ENVOLVIMENTO COM ENTORPECENTES NA CIDADE DE MOSORÓ/RN (1986-2003).


RAFAEL LOPES DE FREITAS NETO[1]






Resumo

Desenvolvemos uma pesquisa sobre exclusão social, sócio-história, desenvolvimento local e envolvimento com entorpecentes, baseados naimportância do tema para nossa sociedade. Mostramos a evolução econômica e social da cidade, e a exclusão de parte da população desta evolução, e que isto exerce grande influência no aumento da criminalidade. Mostramos que as estruturas sociais estão interligadas, e a distorção em um setor social, no caso o econômico, afeta outros setores. Consideramos os aspectos geográficos e políticos da cidade,bem como as correntes teóricas da história social, regional e local para a interpretação dos resultados da pesquisa.

Palavras-chave: Criminalidade. Entorpecentes. Mossoró. Historiografia.

Abstract

We developed a research on social exclusion, social-históriy, local development with, based on the impotance of the subject for oursociety. We show the economic and social evolution, and theexclusion of the population of this evolution, and that this exerts great influence in the increase of crime. We show that the social structuresmare linked, and the distortion in a social sector, in the economic case, affects other sectors. We consider the geografhical polical aspects of the city, as well as theoretical chains of the social, regional history, and place for interpretation of theresult of the research.

Key words: Crime. Narcotics. Mossoró. History.

1. INTRODUÇÃO

O interesse por um tema que abordasse a exclusão social, a violência, o envolvimento com entorpecentes e a história recente da cidade surgiu a partir de três vieses principais: o primeiro, envolvia a nossa vivência diária em uma cidade que se desenvolve econômica e urbanisticamente, sem que estedesenvolvimento seja desfrutado por toda a sua população; O segundo está revestido de um caráter pessoal, que é a minha área de atuação profissional, no caso, polícia militar, isso proporcionou um acompanhamento de casos diversos na área criminal, mas que, apesar de envolverem pessoas diferentes e em realidades diferentes, guardavam algo de comum, isto é, o envolvimento da maioria das vítimas e dosacusados com entorpecentes. Estas observações cumuladas com o crescente índice da criminalidade na cidade de Mossoró, envolvendo majoritariamente populações da periferia da cidade e que viviam em condições de pobreza e exclusão social, levou-nos a fazer uma co-relação entre exclusão social e a criminalidade, mais especificamente nos crimes previstos na Lei 11.343/06, em seus artigos. 28 e 33. Oterceiro viés vem da necessidade de um tema dentro da perspectiva histórica que envolvesse um olhar teórico Marxista e da escola dos annales, fazendo uma união e complementação destas duas escolas, a partir da análise do econômico, do social, mas também do regional e do cotidiano.
Os caminhos escolhidos para esta pesquisa e sua conseqüente interpretação e discussão foram escolhidos a partirde fatores lógicos, isto é, uma base teórica com pesquisa de campo e na coleta de dados pesquisados nos arquivos da secretaria da 5ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró. Procuramos não utilizar dados que poderiam mudar com a absolvição do réu, por isso trabalhamos só com processos transitados em julgados com condenação. Mesmo com todo esse refinamento sabemos, talvez, tenha processos muitoantigos arquivados em varas criminais ou cíveis de épocas em que não havia vara específica de entorpecentes. Mesmo assim a quantidade de dados colhida é suficiente para montarmos um quadro da realidade. A pesquisa foi feita com o intuito de formar um perfil social dos envolvidos com entorpecentes, bem como um mapa social da cidade através da incidência de ocorrências nos bairros de casos tipificados...
tracking img