Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UILMARA RIBEIRO DA SILVA SANTOS









SISTEMA NERVOSO





Trabalho acadêmico solicitado pelo professor, como pré-requisito para atividade avaliativa da disciplina Fisiologia, do Curso de Bacharelado em Enfermagem.









SENHOR DO BONFIM


2012

2º) Descreva sobre o plexo braquial e explique três das suas principais complicações clínicas.
O plexo braquial éformado apartir das raízes (ramos anteriores) dos nervos espinais C5, C6 C7, C8 e T1. Esse plexo se estende, inferior e lateralmente, nos dois lados das últimas quatro vértebras cervicais e nos dois lados da primeira vértebra torácica, além de passar acima da primeira costela, posteriormente à clavícula, e, em seguinte entra na axila.
Devido à alta complexidade do plexo braquial, se faznecessária uma explicação de suas várias partes. Como já foram mencionadas anteriormente as raízes que formam o plexo braquial são ramos anteriores dos nervos espinais. Na parte inferior do pescoço são formados troncos, a partir da união das raízes de diversos nervos espinais. Esses troncos são denominado superior (ramificado a partir dos nervos espinais C5 e C6), médio (ramificado a partir do nervo espinalC7) e inferior (ramificado a partir dos nervos espinal C8 e T1). Posteriormente às clavículas, os troncos separam-se em divisões, denominadas divisões anteriores e posteriores. Nas axilas, essas divisões unem-se formando fascículos, que são denominados fascículos lateral, medial e posterior. E esses fascículos são designados com base na sua relação com a artéria axilar, uma grande artéria quefornece sangue para o membro superior. É a partir dos fascículos que os principais nervos do plexo braquial se ramificam. Quem fornece praticamente todo suprimento nervoso dos ombros e dos membros superiores, é esse plexo mencionado anteriormente. Exemplos desses nervos são: O nervo axial que inerva os músculos deltóides, o nervo musculocutâneo que inerva os músculos flexores do braço, o nervo radialque inerva os músculos na face posterior do braço e do antebraço, o nervo medial que supre a maioria dos músculos da parte anterior do antebraço e alguns músculos da mão e o nervo ulnar que supre os músculos anteromediais do antebraço e a maioria dos músculos da mão.
A seguir são citadas e discutidas três complicações clínicas relacionadas ao plexo braquial:

• Lesão ao nervo radial (eaxilar): Injeções intramusculares no músculo deltóide, administradas incorretamente causam esse tipo de lesão. Quando o gesso é aplicado muito justo, em torno da parte média do úmero, pode provocar lesão do nervo radial. A lesão do nervo radial é caracterizada pelo punho caído, a incapacidade de estender o punho e os dedos. Em razão da sobreposição da inervação sensitiva pelos nervos adjacentes, há aperda de sensibilidade é mínima.

• Lesão do nervo mediano: Essa lesão pode resultar na paralisia (ausência de força muscular para executar movimento) do nervo mediano, que é caracterizada por dormência, formigamento e dor na palma da mão e nos dedos. Também pode ocorrer incapacidade de pronação do antebraço e de flexão das articulações interfalângicas proximais de todos os dedos e articulaçõesinterfalângicas distais do dedo indicador e do dedo médio. Além disso, as flexões do punho são fracas e acompanhadas por adução, e os movimentos do polegar são fracos.

• Lesão ao nervo torácico longo: Essa lesão resulta na paralisia do músculo serrátil anterior. A margem medial da escápula se protrai, dando-lhe a aparência de uma asa. Com a elevação do braço, a margem vertebral e o ângulo inferiorda escápula afastam-se da parede torácica e projetam-se para fora, causando uma protrusão da margem medial da escápula; já que a escápula se assemelha a uma asa, essa condição é chamada escápula alada. Nesses casos o braço não pode ser abduzido além da posição horizontal.

(TORTORA, Gerald J. Princípios da Anatomia e Fisiologia: Medula espinhal e nervos espinais. 12ª Ed. Rio de Janeiro –...
tracking img